Curso PMO - Escritório de Projetos
16HVisão Geral
- O que é um Escritório de Projetos (PMO)? Por que sua empresa precisa de um PMO? O que faz um PMO? Quais são as melhores práticas para um PMO? Quais ferramentas de controle utilizar? Quais os fatores críticos de sucesso? O que diferencia um PMO de um Gerente de Projetos?
- A área de projetos nunca esteve tão valorizada, naturalmente porque, com exceção dos processos consolidados pelas empresas, tudo que é novo é projeto.
- Os Escritórios de Projetos ou PMO’s, são de extrema importância para as empresas, pois são os responsáveis em gerar indicadores de performance (KPI’s) para todos os envolvidos nos projetos (stakeholders), principalmente a alta direção, e disseminar a metodologia para os gerentes de projetos.
- Se a sua empresa já tem um PMO, vamos ajudá-lo a validar se as melhores práticas estão sendo utilizadas, caso não possua um PMO, essa é a oportunidade de vivenciar um passo a passo para a sua implantação.
Objetivo
Metodologia:
Exposição conceitual, explicação de premissas relacionadas ao assunto, utilização de exemplos práticos, vídeos e incentivo a participação voluntária dos integrantes, com questionamentos e situações vividas no dia a dia das empresas.
Publico Alvo
Executivos envolvidos em projetos, Presidentes, Vice-Presidentes, CIO’s, Diretores, Gerentes de PMO, Gerentes de Projetos, Gerentes de Programas, Gerentes de Portfólio, integrantes do PMO e todos aqueles que participam ou têm interesse na área de gerenciamento de projetos.
Pre-Requisitos
- Recomendamos que os alunos tenham conhecimento em gerenciamento de projetos e experiência em gerenciamento.
Informações Gerais
- Carga horaria 16h
- Se noturno de segunda a sexta das 19h às 23h, total de 4 noites
- Se aos sábados de 09h às 18h, total de 2 sábados
- Se in-company de 08 às 17h, total de 2 dias
Formato de Entrega:
- Presencial em sala de aula
- On-line ao vivo em tempo real na presença de um instrutor
Materiais
PortuguêsConteúdo Programatico
- Visão Geral do PMO
- Histórico do PMO
- O que é um PMO
- Tipos de PMO
- Modelos de PMO
- Importância do PMO
- Missão, visão, valores, estratégia e objetivos do PMO
- Função de um PMO
- Diferenças entre o PMO e os Gerentes de Projetos
- Equipe do PMO
- Membros do PMO
- Atribuições do PMO
- Papéis e responsabilidades do PMO
- Avaliação de PMO implantado ou validação de planejamento para futura implantação
- Ambiente corporativo
- Metodologia adotada
- Treinamentos e Coaching
- Auditoria
- Consolidação de métricas
- Serviços adicionais oferecidos
- Benefícios alcançados
- Grau de maturidade
- Fatores críticos de sucesso
- Como o PMO pode medir performance
- Avaliação com base nas áreas de conhecimento do PMI
- O conceito de valor agregado
- Indicadores de performance de projetos
- Performance dos gerentes de projetos
- Ferramentas utilizadas
- Passo a passo para a criação ou validação de um PMO