Curso Pensamento Lean Excelência em Gestão
16 horasVisão Geral
- Lean IT é a extensão e adaptação do Lean para ambientes de TI ou de entrega de serviços.
- O Lean ajuda organizações e departamentos internos a oferecer melhores serviços a seus clientes, eliminando tudo o que não visa a fornecer valor.
- O Lean se concentra na compreensão do valor do cliente, na melhoria contínua dos processos que fornecem esse valor, na maneira como você gerencia o desempenho, na forma de gerenciamento de desempenho e nas atitudes e comportamentos necessários.
- O Lean fornece uma abordagem de melhoria que se concentra especialmente em comportamentos e atitudes.
- Ele complementa qualquer um dos guias de práticas recomendadas, como o ITIL , fornecendo uma série de ferramentas que permitem que as equipes analisem e melhorem todas as suas áreas de ação.
- Este curso fornece uma visão geral do Lean aplicado na prestação de serviços.
Objetivo
No final deste curso, os alunos serão capazes de:
- Compreender os princípios fundamentais da filosofia Lean
- Analisar e entender o valor para o cliente
- Entendendo como o Lean se concentra na melhoria de processos e na eliminação de tarefas inestimáveis do cliente (desperdício)
- Aprenda a medir o desempenho e seus principais elementos
- Melhorar a eficiência da organização, incluindo o uso de ferramentas de gerenciamento visual
- Adquira ferramentas de solução de problemas
- Trabalhar com o modelo de melhoria DMAIC
- Entenda o comportamento e a atitude necessários para ter sucesso nas organizações Lean
Metodologia
- Curso interativo envolvente e interativo. Nossos instrutores ensinam todos os materiais do curso usando o método demonstrativo; os participantes aprendem novos conceitos através de exercícios e práticas reais de aplicação.
Publico Alvo
- Gerentes e técnicos com responsabilidade direta ou indireta pela área de Sistemas de Informação e, em geral, qualquer profissional de TI interessado no gerenciamento de serviços e na melhoria contínua da qualidade.
Pre-Requisitos
- Os alunos precisam ter experiência profissional em departamentos ou empresas de TI.
Informações Gerais
- Carga horaria 16h
- Se noturno de segunda a sexta das 19h às 23h, total de 4 noites
- Se aos sábados de 09h às 18h, total de 2 sábados
- Se in-company de 08 às 17h, total de 2 dias
Formato de Entrega:
- Presencial em sala de aula
- On-line ao vivo em tempo real na presença de um instrutor
Materiais
PortuguêsConteúdo Programatico
Introdução
- História
- Elementos chave
- Tipos de resíduos
- LEAN: Elementos-chave
O cliente
- Voz do cliente
- Identificação de valor e não valor
- Kano Model
O processo
- Definição do Processo
- Análise de Processo: SIPOC
- Melhoria de Processos (VSM)
- Identificação de resíduos. Visualização de resíduos Detecção de oportunidades de melhoria
Eficiência e execução de processos
- O que é isso?
- Metas, valor e indicadores
- Desempenho e perfis
Organização
- Abordagem do cliente
- Comunicação eficiente
- Gerenciamento visual
Pessoas
- Características da mentalidade enxuta
- Liderança e Motivação
Conceito 5S
Resolução do problema
- Definição de problema. Diferentes abordagens para sua resolução
- KAIZEN
- Método DMAIC
Método KANBAN