Curso Pensamento Lean Excelência em Gestão

  • ITIL Gestão & Governança

Curso Pensamento Lean Excelência em Gestão

16 horas
Visão Geral
  • Lean IT é a extensão e adaptação do Lean para ambientes de TI ou de entrega de serviços.
  • O Lean ajuda organizações e departamentos internos a oferecer melhores serviços a seus clientes, eliminando tudo o que não visa a fornecer valor.
  • O Lean se concentra na compreensão do valor do cliente, na melhoria contínua dos processos que fornecem esse valor, na maneira como você gerencia o desempenho, na forma de gerenciamento de desempenho e nas atitudes e comportamentos necessários.
  • O Lean fornece uma abordagem de melhoria que se concentra especialmente em comportamentos e atitudes.
  • Ele complementa qualquer um dos guias de práticas recomendadas, como o ITIL , fornecendo uma série de ferramentas que permitem que as equipes analisem e melhorem todas as suas áreas de ação.
  • Este curso fornece uma visão geral do Lean aplicado na prestação de serviços.
Objetivo

No final deste curso, os alunos serão capazes de:

  • Compreender os princípios fundamentais da filosofia Lean
  • Analisar e entender o valor para o cliente
  • Entendendo como o Lean se concentra na melhoria de processos e na eliminação de tarefas inestimáveis ​​do cliente (desperdício)
  • Aprenda a medir o desempenho e seus principais elementos
  • Melhorar a eficiência da organização, incluindo o uso de ferramentas de gerenciamento visual
  • Adquira ferramentas de solução de problemas
  • Trabalhar com o modelo de melhoria DMAIC
  • Entenda o comportamento e a atitude necessários para ter sucesso nas organizações Lean

Metodologia

  • Curso interativo envolvente e interativo. Nossos instrutores ensinam todos os materiais do curso usando o método demonstrativo; os participantes aprendem novos conceitos através de exercícios e práticas reais de aplicação.
Publico Alvo
  • Gerentes e técnicos com responsabilidade direta ou indireta pela área de Sistemas de Informação e, em geral, qualquer profissional de TI interessado no gerenciamento de serviços e na melhoria contínua da qualidade.
Pre-Requisitos
  • Os alunos precisam ter experiência profissional em departamentos ou empresas de TI.
Informações Gerais
  • Carga horaria 16h
  • Se noturno de segunda a sexta das 19h às 23h, total de 4 noites
  • Se aos sábados de 09h às 18h, total de 2 sábados 
  • Se in-company de 08 às 17h, total de 2 dias

Formato de Entrega:

  • Presencial em sala de aula
  • On-line ao vivo em tempo real na presença de um instrutor 
Materiais
Português
Conteúdo Programatico

Introdução

  • História
  • Elementos chave
  • Tipos de resíduos
  • LEAN: Elementos-chave

O cliente

  • Voz do cliente
  • Identificação de valor e não valor
  • Kano Model

O processo

  • Definição do Processo
  • Análise de Processo: SIPOC
  • Melhoria de Processos (VSM)
  • Identificação de resíduos. Visualização de resíduos Detecção de oportunidades de melhoria

Eficiência e execução de processos

  • O que é isso?
  • Metas, valor e indicadores
  • Desempenho e perfis

Organização

  • Abordagem do cliente
  • Comunicação eficiente
  • Gerenciamento visual

Pessoas

  • Características da mentalidade enxuta
  • Liderança e Motivação

Conceito 5S

Resolução do problema

  • Definição de problema. Diferentes abordagens para sua resolução
  • KAIZEN
  • Método DMAIC

Método KANBAN

 

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