Curso ISO IEC 20000 Fundamentos de Gerenciamento de TI
16 horasObjetivo
Este curso fornece as habilidades e conhecimentos fundamentais permitindo a participação em equipes de trabalho envolvidas com o gerenciamento de serviços.
A ênfase está no Sistema de Gestão de Serviços (SGS) e em processos de gerenciamento de serviços, especificamente os principais conceitos e terminologias básicos do gerenciamento de serviços de TI baseados na ISO/IEC 20000:2011. Principais Objetivos:
- Entender propósito, benefícios e aplicabilidade da norma ISO/IEC 20000
- Entender os conceitos e princípios relacionados à qualidade e ao gerenciamento de serviços de TI e frameworks de apoio
- Entender o que é um Sistema de Gestão de Serviços (SGS) e o valor e a aplicação do ciclo PDCA para melhoria contínua
- Conhecer conceitos gerais em torno do desenho e da transição de serviço
- Compreender objetivos, atividades e requisitos de qualidade dos processos de gerenciamento de serviços de acordo com a norma ISO/IEC 20000-1:2011 e algumas boas práticas da ISO/IEC 20000-2
- Ter uma visão geral do processo de certificação de provedores de serviços
Materiais
Português | InglêsConteúdo Programatico
- Programa de qualificação profissional do EXIN baseado na ISO 20000 Quem é o EXIN e como está estruturado o programa de certificação de profissionais.
- Introdução à ISO/IEC 20000 Propósito, escopo, aplicação, benefícios, histórico, estrutura da ISO/IEC 20000.
- Introdução ao gerenciamento de serviços de TI Conceitos básicos relacionados ao gerenciamento de serviços de TI e frameworks de qualidade.
- Sistema de gestão de serviços (SGS) Introdução aos sistemas de gestão e conceitos básicos relacionados.
- Desenho e transição de serviços Conceitos básicos relacionados aos estágios de desenho e de transição de serviços.
- Processos de fornecimento de serviços Gerenciamento de nível de serviço, relato de serviço, gerenciamento de disponibilidade e continuidade de serviço, orçamento e contabilização para os serviços, gerenciamento de capacidade, gerenciamento de segurança da informação.
- Processos de relacionamento Gerenciamento de relações de negócio, gerenciamento de fornecedores.
- Processos de resolução Gerenciamento de incidentes e requisições de serviço, gerenciamento de problemas.
- Processos de controle Gerenciamento da configuração, gerenciamento de mudanças, gerenciamento de liberação e implantação.
- Processo de certificação de organizações Roteiro de planejamento e preparação, tipos de avaliações/auditorias, passos do processo de certificação de uma organização na ISO/IEC 20000.
- Preparação para o exame Orientações para agendamento do exame e dicas para preparação