Cursos de Gerenciamento de ativos de TI ITAM Foundation

  • ITIL Gestão & Governança

Cursos de Gerenciamento de ativos de TI ITAM Foundation

24 horas
Visão Geral

Este Cursos de Gerenciamento de ativos de TI ITAM Foundation, fornece uma introdução ao gerenciamento de ativos de TI (ITAM) e é destinado a qualquer pessoa nova no ITAM. Desde administradores de TI com foco operacional até o CFO com responsabilidade orçamentária. Os participantes serão capazes de compreender o conceito e o propósito do ITAM e como o ITAM pode beneficiar a sua organização. Além disso, os participantes compreenderão as complexidades de licenciamento relacionadas às operações de TI em termos de atualizações e aquisições de software e hardware.

O Cursos de Gerenciamento de ativos de TI ITAM Foundation, constitui um elemento importante numa estratégia empresarial, permitindo o controlo de custos, a redução de riscos e a melhoria do valor empresarial no ciclo de vida dos activos de TI, incluindo todos os aspectos de hardware e software utilizados numa organização.

O foco principal do programa de treinamento é expandir o fluxo de trabalho e definir as principais funções dentro das disciplinas de ITAM nos departamentos financeiros, contratuais e de estoque, bem como destacar a mudança cultural que pode ocorrer para os usuários finais em um ambiente de TI. O curso ITAM Foundation é baseado nas melhores práticas de gerenciamento de serviços e nos padrões ISO (ISO 55000 e 19770), apresentando aos participantes a estrutura de trabalho do ITAM em termos de governança de TI e otimização dos ativos de TI, desde a aquisição até o descarte.

O Cursos de Gerenciamento de ativos de TI ITAM Foundation, cobrirá as quatro áreas principais do ITAM e sua interação em relação ao gerenciamento de contratos, conformidade, segurança da informação, controle de custos e valor comercial de TI: Gerenciamento de ativos de hardware (incluindo dispositivos móveis), Serviços de gerenciamento de ativos de software e Gerenciamento de ativos em nuvem, Pessoas e informações. Gerenciamento de ativos (incluindo traga seu próprio dispositivo).

Objetivo

Participando do Cursos de Gerenciamento de ativos de TI ITAM Foundation, você obterá uma compreensão geral de:

  • Por que sua organização precisa do ITAM
  • As disciplinas de negócios e melhores práticas do ITAM
  • Os desafios e benefícios associados ao ITAM em um ambiente de TI dinâmico
  • As quatro áreas principais do ITAM e sua inter-relação (SAM, HAM, SEAM, PINAM)
  • O ciclo de vida dos ativos de TI, desde a aquisição até a retirada e descarte
  • O que você deve estar ciente nas operações diárias de TI em relação à conformidade
  • Como avaliar os objetivos ITAM da sua organização
  • O ecossistema ITAM e as principais partes interessadas
  • Como a metodologia ISO e a abordagem ITIL podem contribuir para um programa ITAM de sucesso
  • Controle de riscos e custos de seus ativos de TI
  •  Como alcançar a conformidade nas quatro principais áreas do ITAM
Publico Alvo
  • Profissionais de TI que desejam entender e se especializar no Gerenciamento de Ativos de TI (ITAM).
  • Gerentes de ativos, administradores de sistemas e engenheiros de TI responsáveis pelo ciclo de vida de ativos de TI em suas organizações.
  • Membros do departamento financeiro que lidam com o orçamento e os custos associados aos ativos de TI.
  • Profissionais de compras envolvidos na aquisição de hardware e software.
  • Líderes de equipe e gerentes interessados em otimizar o valor empresarial e reduzir os riscos relacionados aos ativos de TI.
  • Qualquer pessoa que tenha interesse em entender os fundamentos e benefícios do Gerenciamento de Ativos de TI e como aplicá-lo em um ambiente corporativo.
Materiais
Inglês/Português/Lab Prático
Conteúdo Programatico

Introdução ao ITAM:

  1. Definição, finalidades e objetivos
  2. Por que sua organização precisa do ITAM?
  3.  Introdução às quatro áreas principais: gerenciamento de ativos de hardware, gerenciamento de ativos de software, serviços e gerenciamento de ativos em nuvem, gerenciamento de ativos de pessoas e informações
  4. O ciclo de vida dos ativos de TI e seu impacto no seu negócio
  5. As principais funções no ITAM – partes interessadas, funções, papéis e responsabilidades
  6. Problemas e desafios típicos de negócios no fluxo de trabalho do ITAM
  7. Introdução às melhores práticas de ITAM, ISO55000 e ITIL

Introdução ao gerenciamento de ativos de hardware (HAM):

  1. O conceito, propósito e benefícios do HAM
  2. O ciclo de vida do HAM na sua organização, desde a aquisição até o descarte
  3. Processos de solicitação e aprovação, gerenciamento de aquisição e ciclo de vida, reimplantação e gerenciamento de descarte
  4. A colocação do HAM no ecossistema ITAM
  5. Aspectos de gerenciamento de dispositivos móveis (ativos) do HAM
  6. As melhores práticas de HAM (ISO e ITIL)
  7. Os reflexos da ferramenta HAM

Introdução ao gerenciamento de ativos de software (SAM):

  1. Definição e objetivos
  2. Melhores práticas e estrutura do SAM (incluindo como evitar o “Triângulo das Bermudas do SAM”)
  3. O valor comercial do SAM SAM desde a solicitação até a aquisição até a alienação
  4. Principais funções e partes interessadas em um programa SAM
  5. A colocação do SAM no ecossistema ITAM
  6. O conceito de conformidade
  7. Os riscos/custos relacionados às auditorias de software
  8. Armadilhas e desafios organizacionais no processo SAM
  9. Gestão de serviços de TI (ITIL) e abordagem ISO19770 no SAM

Introdução aos serviços e gerenciamento de ativos em nuvem:

  1. O conceito de serviços e serviços em nuvem
  2. Os custos, desafios e benefícios associados aos serviços e serviços em nuvem
  3. Definição e objetivos em Serviços e Cloud Asset Management (SEAM)
  4. As questões contratuais como ativos na SEAM
  5. As armadilhas e benefícios das melhores práticas SEAM ITAM em um contexto SEAM
  6. A colocação do SEAM no ecossistema ITAM
  7. Principais funções e partes interessadas em um programa SEAM
  8. Conformidade na perspectiva da nuvem

Introdução ao gerenciamento de ativos de pessoas e informações (PINAM):

  1. Definição e objetivos
  2. Como definir Informação e Pessoas como ativos?
  3. Segurança e controlo de riscos (partilha de informação, saída de funcionários da organização, perda de dispositivos móveis, regulamentos de acesso, etc.)
  4. BYOD em uma perspectiva de serviços e gerenciamento de ativos em nuvem
  5. Como os usuários móveis usam seus dispositivos e conteúdo?
  6. Benefícios e armadilhas
  7. Configuração de políticas – políticas de segurança para conteúdo, usuários e dispositivos móveis

Principais descobertas e conclusões do ITAM:

  1. As melhores práticas na estrutura ITAM
  2. Como avaliar e compreender a maturidade do ITAM na sua organização
  3. A interface entre as quatro principais áreas do ITAM (HAM, SAM, SEAM, PINAM)
  4. Comunicação eficaz dos seus objetivos de ITAM para as principais partes interessadas da sua organização
  5. Integração do ITAM com os principais motivadores e objetivos de negócios da organização
  6. Avaliação
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