Curso OKR – Objectives & Key Results
16 horasVisão Geral
Quando você faz parte de uma grande empresa, é fácil se sentir fora do circuito. Para resolver isso, grandes empresas como Intel e Google usam OKRs, ou metodologia de Objetivos e Resultados-Chave, para comunicar objetivos de forma eficaz em toda a empresa, promovendo assim uma linguagem comum, transparência, responsabilidade e alinhamento. Continue lendo e descubra como essas razões-chave contribuem amplamente para o sucesso de uma empresa.
OKR’s – Objectives & Key Results é uma estrutura para estabelecer e acompanhar os objetivos e seus resultados. A evolução dos OKRs é atribuída a Andy Grove, conhecido como o pai dos OKRs. Ele injetou a abordagem da Intel durante seu tempo lá e documentou isso em seu livro High Output Management. John Doerr explica o conceito fácil, mas eficaz, de grove: “O principal resultado deve ser mensurável. Mas no final, você pode olhar, e sem qualquer argumento: Eu fiz isso ou não fiz? Sim? Não? Fácil. Sem julgamentos nisso. ”
O OKR inclui um objetivo que é uma meta claramente definida e um ou mais resultados-chave que são medidas distintas usadas para rastrear a realização dessa meta. O objetivo do OKR é distinguir como atingir os objetivos através de ações concretas, específicas e mensuráveis. Os principais resultados podem ser medidos em uma escala de 0 a 100 ou qualquer unidade numérica, como uma quantia em dólares, porcentagem, itens, clientes. Os objetivos também devem ser apoiados por iniciativas, que são os projetos e atividades que servem para alcançar o objetivo e avançar nos resultados-chave.
Em 1975, John Doerr, que era um vendedor que trabalhava para a Intel, fez um curso dentro da Intel treinado por Andy Grove, onde foi apresentado à teoria dos OKRs. Em 1999, Doerr, que então trabalhava para uma empresa chamada Kleiner Perkins, que é uma empresa de capital de risco, apresentou o conceito de OKRs a uma empresa iniciante na qual Kleiner Perkins havia investido, chamada Google. A ideia pegou e os OKRs logo se tornaram o centro da cultura do Google como uma “metodologia de gerenciamento que ajuda a garantir que a empresa concentre esforços nas mesmas questões críticas em toda a organização”. Doerr também escreveu um livro sobre a estrutura OKR intitulado “Measure What Matters”.
Objetivo
No final deste Curso OKR – Objectives & Key Results você será capaz:
- Saber o que são e para que servem OKRs no contexto empresarial, das equipas e individual
- Conseguir criar OKRs realistas e exequíveis
- Criar Objetivos ambiciosos, mas não impossíveis e mesuráveis
- Criar Key Results com métricas palpáveis
- Saber distinguir entre roofshots e moonshots
- Conseguir estabelecer uma ligação entre OKRs estratégicos e operacionais
- Conseguir medir e avaliar OKRs
- Alinhamento dentro da organização e cooperação multifuncional:
- O valor dos OKRs compartilhados promove a colaboração entre várias equipes, resolvendo interdependências e unificando iniciativas opostas.
- Todos os funcionários estão caminhando na mesma direção com prioridades claras.
- Melhor produtividade e produção.
- Os funcionários se concentrarão melhor em alcançar as metas.
- Capacidade de acompanhar o nível de progresso.
- Melhor senso de responsabilidade alcançado.
- Ganhe transparência na equipe.
- Os funcionários sabem exatamente no que estão trabalhando.
- Estabeleça metas que sejam claras para interpretar.
- Elimine os gargalos que impedem a equipe de atingir seus objetivos.
- Planos mais claros para atingir as metas.
Publico Alvo
- Todo o pessoal de uma organização,
- Gerentes,
- Gestores,
- Líderes de equipes,
- Executivos,
- Assistentes,
- Estagiários,
- Secretários,
- Analista de negócios,
- Analista de suporte,
Informações Gerais
- Carga horaria, 16h
- Quando noturno este curso e ministrado de segunda-feira a quinta-feira, das 19h às 23h, total de 4 noites,
- Quando aos sábados o curso este curso e ministrado de 09h às 18h, total de 2 sábados,
Formato de entrega:
- Presencial em sala de aula,
- On-line ao vivo em tempo real via Microsoft Teams, na presença de um instrutor/consultor ORK
- In-company presencial ou On-line ao vivo em tempo real via Microsoft Teams, na presença de um instrutor/consultor ORK
Materiais
Português/InglêsConteúdo Programatico
Introdução aos OKRs
- O que são OKRs
- Liste os benefícios do OKR
- Quem criou a estrutura OKR
- O objetivo principal do OKR
- Definir objetivos
- Definir os principais resultados
- A principal diferença entre OKR e KPI
- A estrutura OKR em poucas palavras
- Um modelo OKR típico
Preparação de OKRs
- Questione-se
- Plano de desenvolvimento OKR
- Escolhendo sua cadência OKR
- De cima para baixo ou de baixo para cima
- Com que frequência o OKR é definido
- Estratégia de Roadmap de OKR
Criação do "O" no OKR
- Descrevendo seus objetivos
- Até onde você deve esticar seus objetivos
- Coisas importantes a serem observadas ao criar seus objetivos
Criação de “KR” no OKR
- Exemplos dos diferentes tipos de resultados-chave
- Características dos principais resultados
- Por que os principais resultados devem ser mensuráveis
- Coisas importantes a serem observadas ao criar seus resultados principais
O Plano de OKR
- O sistema de pontuação OKR
- Com que frequência você deve definir seu OKR
- Listando o número de OKRs
- Exemplos de OKR por funções
Criação de alinhamento OKR
- Por que criar alinhamento
- OKRs compartilhados
- Alinhamento de 360 graus
- Conectando seu OKR
Gerenciamento de OKR
- Como rastrear seus OKRs
- Planilha vs. Softwares Online
- Lista de softwares de rastreamento OKR online
- Quando fazer o check-in
- Com que frequência fazer check-in
- OKRs e CFRs - Abordagem de Gestão de Desempenho Contínuo
- Você deve vincular OKR à compensação
- Erros comuns de OKR e como evitá-los
Estudos de caso de OKR
- Estudo de caso 1 do OKR: Definindo OKRs da empresa
- OKR Case Study 2: Setting Team OKRs
- Estudo de caso 3 de OKR: Definindo OKRs individuais