Visão Geral
Quando você faz parte de uma grande empresa, é fácil se sentir fora do circuito. Para resolver isso, grandes empresas como Intel e Google usam OKRs, ou metodologia de Objetivos e Resultados-Chave, para comunicar objetivos de forma eficaz em toda a empresa, promovendo assim uma linguagem comum, transparência, responsabilidade e alinhamento. Continue lendo e descubra como essas razões-chave contribuem amplamente para o sucesso de uma empresa.
OKR’s – Objectives & Key Results é uma estrutura para estabelecer e acompanhar os objetivos e seus resultados. A evolução dos OKRs é atribuída a Andy Grove, conhecido como o pai dos OKRs. Ele injetou a abordagem da Intel durante seu tempo lá e documentou isso em seu livro High Output Management. John Doerr explica o conceito fácil, mas eficaz, de grove: “O principal resultado deve ser mensurável. Mas no final, você pode olhar, e sem qualquer argumento: Eu fiz isso ou não fiz? Sim? Não? Fácil. Sem julgamentos nisso. ”
O OKR inclui um objetivo que é uma meta claramente definida e um ou mais resultados-chave que são medidas distintas usadas para rastrear a realização dessa meta. O objetivo do OKR é distinguir como atingir os objetivos através de ações concretas, específicas e mensuráveis. Os principais resultados podem ser medidos em uma escala de 0 a 100 ou qualquer unidade numérica, como uma quantia em dólares, porcentagem, itens, clientes. Os objetivos também devem ser apoiados por iniciativas, que são os projetos e atividades que servem para alcançar o objetivo e avançar nos resultados-chave.
Em 1975, John Doerr, que era um vendedor que trabalhava para a Intel, fez um curso dentro da Intel treinado por Andy Grove, onde foi apresentado à teoria dos OKRs. Em 1999, Doerr, que então trabalhava para uma empresa chamada Kleiner Perkins, que é uma empresa de capital de risco, apresentou o conceito de OKRs a uma empresa iniciante na qual Kleiner Perkins havia investido, chamada Google. A ideia pegou e os OKRs logo se tornaram o centro da cultura do Google como uma “metodologia de gerenciamento que ajuda a garantir que a empresa concentre esforços nas mesmas questões críticas em toda a organização”. Doerr também escreveu um livro sobre a estrutura OKR intitulado “Measure What Matters”.