Curso Lean Six Sigma Yellow Belt

  • ITIL Gestão & Governança

Curso Lean Six Sigma Yellow Belt

16 horas
Visão Geral

Em duas sessões consecutivas sendo aos sábados ou 4 noites, este curso prático e prático de Lean Six Sigma Yellow Belt treina você a conhecer a origem e os objetivos de Lean, Six Sigma e Lean Six Sigma, além de entender os papéis e responsabilidades em um Lean Six Equipe Sigma.

Você aprende os termos, ferramentas e métodos e definições DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar), como aplicar o básico do Six Sigma e se apoiar em um processo.

Use as ferramentas Lean Six Sigma para aplicar medidas importantes e recuperar quando ocorrer um problema. 

Objetivo

Objetivo de Aprendizado:

  • Pratique o desenvolvimento de um SIPOC com medidas de entrada, processo e saída
  • Aprenda a desenvolver métricas financeiras, de qualidade e de velocidade no estado atual
  • Pratique a construção de um plano de coleta de dados da fase de medição
  • Diagrama de causa e efeito de design que liga as causas principais ao problema do processo
  • Pratique a criação de um gráfico de Pareto que quantifique as causas-raiz significativas
  • Aprenda a identificar e redigir um plano de soluções (implementação)
  • Pratique escrever um processo de Controle / Resposta / Plano de Escalação
  • Aprenda a criar uma Declaração de Problema de Fretamentos que seja mensurável e vinculada à Voz do Cliente (VOC)
  • Solução de problemas usando o modelo Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar (DMAIC)
Publico Alvo
  • Qualquer funcionário direto, no escritório ou nas áreas operacionais; Gerentes / supervisores de processos; Pessoal do departamento de qualidade; Outros que desejam aprender uma metodologia de solução de problemas que pode ser utilizada em muitos aspectos da vida profissional.
Pre-Requisitos

Não Se aplica!

Informações Gerais
  • Carga Horaria, 16h
  • Se noturno o curso acontece de segunda a quinta das 19h às 23h, total de 4 noites
  • Se aos sábados o curso o curso acontece de 09h às 18h, total de 2 sábados,
  • Se in-company o curso acontece de acordo com a agende do cliente,

Formato de entrega:

  • Presencial em sala de aula
  • On-line ao vivo em tempo real com a mesma qualidade do curso presencial, pois se trata de um curso 100% em tempo real acompanhado por um instrutor expert em Lean

Materiais
Português/Inglês
Conteúdo Programatico
  1. O Processo / Os Clientes
  2. O que é um processo?
  3. O que nossos clientes querem
  4. Processos de gerenciamento, core e suporte

Lean

  1. Origens do Lean
  2. o que é Lean?
  3. Os 7 Desperdícios de Lean
  4. Análise de valor
  5. As Lições do Lean
  6. Ferramenta de Análise: Avaliação de "Valor Agregado"
  7. Análise de Taxa Takt
  8. Local de trabalho visível

Seção Six Sigma

  1. História Six Sigma
  2. O que é o Six Sigma?
  3. Qual é a capacidade dos seus produtos e serviços
  4. Por que 99% do rendimento não é suficiente
  5. Seis (6) causas de variação

Seção de Integração Lean Six Sigma

  1. O que é o Lean Six Sigma?
  2. Por que combinar Lean e Six Sigma?
  3. A Metodologia DMAIC
  4. Funil-Down muitas variáveis para os críticos!
  5. Abordagem DMAIC de alto nível

Definir

  1. Definir atividades e ferramentas
  2. Elementos da Carta do Projeto
  3. Criando uma oportunidade ou declaração de problema
  4. Exemplos de declaração de oportunidade ou problema
  5. Criando o mapa SIPOC e desenvolvendo métricas
  6. Definir verificação de conclusão da fase

A medida

  1. Medir atividades e ferramentas
  2. Exemplo de Mapa do Steam de Valor
  3. Símbolos do mapa do fluxo de valor
  4. Medida - O que é medido?

Analisar

  1. Analisar atividades e ferramentas
  2. Diagrama de causa e efeito
  3. Como criar um diagrama de causa e efeito
  4. Exemplo de diagrama de causa e efeito
  5. Diagrama de pareto

Melhorar

  1. Melhorar atividades e ferramentas
  2. Plano de Solução
  3. Exemplo de plano de solução
  4. Melhorar as verificações de conclusão

Ao controle

  1. Controle de atividades e ferramentas
  2. O que é um plano de controle / resposta?
  3. Planos de Controle / Resposta Perguntas?
  4. Controlar verificações de conclusão
TENHO INTERESSE

Cursos Relacionados

Curso ITIL 4 Foundation + Exame ITIL 4

16 horas

Curso TOGAF 9 Fundamentos Nível 1

16 horas

Curso Solution Manager Configuração de Gerenciamento Serviços de TI

32 horas

Curso BSC - Balanced ScoreCard

16 horas

Curso ISO IEC 20000 Fundamentos de Gerenciamento de TI

16 horas

Curso Gerenciamento de Projetos em Liderança e Comunicação

16 horas

Curso de Qualidade para Gerentes de Projeto

Curso Qualidade para gerentes de projeto

24 horas

Curso ISO IEC 27002 Fundamentos da Segurança da Informação

8 horas

Curso ISO / IEC 20000 Introdução

16 horas