Curso Lean
16 horasVisão Geral
- Este curso Lean mostrará como o pensamento Lean é uma abordagem de melhoria amplamente adotada que pode simplificar muito os processos e melhorar o desempenho nas organizações de manufatura e serviços.
- O Lean reconhece que a maioria dos processos de uma organização tem no máximo 40% de valor agregado.
- A aplicação eficaz de princípios e ferramentas Lean pode melhorar significativamente a porcentagem de valor agregado; reduzir prazos do processo; e reduzir o desperdício e os custos associados.
- Ao mesmo tempo, haverá uma melhoria no atendimento ao cliente e nos níveis de satisfação.
- Este curso de Lean permite que os participantes compreendam os benefícios do Lean para sua organização; os principais princípios, ferramentas e técnicas do Lean e como abordar a implementação.
Objetivo
Destaques do Curso
- Priorize as atividades de melhoria para obter maior impacto organizacional
- Liderar equipes na aplicação das metodologias Lean e Six Sigma
- Definir projetos de melhoria que atendam aos requisitos do cliente
- Meça entradas e saídas para fornecer dados significativos
- Analisar dados para identificar as causas principais da variabilidade
- Melhore os processos selecionados para reduzir a variabilidade, incluindo o uso de experimentos projetados
- Melhore os processos para reduzir a variabilidade
- Controlar processos para evitar a recorrência de variações e consolidar ganhos
Publico Alvo
- Qualquer pessoa envolvida no desenvolvimento de software - desde análise de negócios, planejamento e arquitetura até codificação e teste.
Informações Gerais
- Carga horaria 16h
- Se aos sábados o curso acontece de 09h às 18h, total de 2 sábados,
- Se noturno o curso acontece de segunda a sexta, das 19h às 23h, total de 4 noites,
- Se in-company o curso acontece em horários e períodos de acordo com a disponibilidade do cliente, combinado entre as partes.
Formato de entrega:
- Presencial em sala de aula na presença de um instrutor/consultor Lean BPM - PMP - ITIL - COBIT - SCRUM - METRICAS - APF - Especialista atuando nas mais variadas areas de negócios.
- On-line ao vivo em tempo real também na presença de um instrutor/consultor Lean BPM - PMP - ITIL - COBIT - SCRUM - METRICAS - APF - Especialista atuando nas mais variadas areas de negócios
Materiais
PortuguêsConteúdo Programatico
Definir
- Entendimento Variabilidade
- Projeto Carta
- Análise Stakeholder
- Plano de Comunicação
- Identificar e principais segmento de Clientes
- críticos para a qualidade (CTQ) Requisitos de
- Verificação CTQs
- de nível Hi mapa Processo
- Visão Processo
- Plano de Projeto
Medir
- noções básicas de
- medição Processo e plano de medição
- Selecionando medidas
- Valor de medição
- Custo de baixa qualidade
- Definição e fontes de dados
- Amostragem
- Medindo rendimentos e capacidade de
- medição Implementando o plano de medição
Analisar
- análise de dados
- Gráficos de Pareto Gráficos de
- frequência Gráficos de
- execução
- Variação
- Mapeamento e análise de processos Análise de
- fluxo de valor
- Complexidade Análise de
- causa e efeito
- Verificando causas
- Diagramas de dispersão
- Projeto de experimentos
Melhorar a
- visão do processo
- Cérebro invadindo os
- princípios da lei de Little
- 5S Reduzir a visibilidade da configuração de empurrar versus puxar Teoria das restrições Avaliar soluções Análise de decisão Matriz de esforço de impacto Selecionar soluções Desenvolver opções de solução Cenários de negócios Cenários de negócios Testes piloto Análise de risco de FMEA Planejamento de implementação Análise de campo de força
Controle
- Documentação simples e apropriada Controle estatístico de
- provas de erros Gráficos de controle de variação Gráficos I, X e R gráficos de resposta Gráficos de resposta Gerenciamento de processos Scorecards de processo Projeto Fechamento e entrega