Curso IT Asset Management Foundation ITAM

  • ITIL Gestão & Governança

Curso IT Asset Management Foundation ITAM

24 horas
Visão Geral

Curso IT Asset Management Foundation ITAM. Este curso básico de gerenciamento de ativos de T,  fornece uma introdução ao gerenciamento de ativos de TI (ITAM) e é destinado a qualquer pessoa nova no ITAM. Desde administradores de TI com foco operacional até o CFO com responsabilidade orçamentária. Os participantes serão capazes de compreender o conceito e o propósito do ITAM e como o ITAM pode beneficiar a sua organização. Além disso, os participantes compreenderão as complexidades de licenciamento relacionadas às operações de TI em termos de atualizações e aquisições de software e hardware.

O IT ASSET MANAGEMENT (ITAM) constitui um elemento importante numa estratégia empresarial, permitindo o controlo de custos, a redução de riscos e a melhoria do valor empresarial no ciclo de vida dos activos de TI, incluindo todos os aspectos de hardware e software utilizados numa organização.

O foco principal do programa de treinamento é expandir o fluxo de trabalho e definir as principais funções nas disciplinas de ITAM nos departamentos financeiros, contratuais e de estoque, bem como destacar a mudança cultural que pode ocorrer para os usuários finais em um ambiente de TI. O curso ITAM Foundation é baseado nas melhores práticas de gerenciamento de serviços e nos padrões ISO (ISO 55000 e 19770), apresentando aos participantes a estrutura de trabalho do ITAM em termos de governança de TI e otimização dos ativos de TI, desde a aquisição até o descarte.

O Curso IT Asset Management Foundation ITAM, cobrirá as quatro áreas principais do ITAM e sua interação em relação ao gerenciamento de contratos, conformidade, segurança da informação, controle de custos e valor comercial de TI: Gerenciamento de ativos de hardware (incluindo dispositivos móveis), Serviços de gerenciamento de ativos de software e Gerenciamento de ativos em nuvem, Pessoas e informações. Gerenciamento de ativos (incluindo traga seu próprio dispositivo).

Objetivo

Após realizar este Curso IT Asset Management Foundation ITAM, você será capaz de:

  • Por que sua organização precisa do ITAM
  • As disciplinas de negócios e melhores práticas do ITAM
  • Os desafios e benefícios associados ao ITAM em um ambiente de TI dinâmico
  • As quatro áreas principais do ITAM e sua inter-relação (SAM, HAM, SEAM, PINAM)
  • O ciclo de vida dos ativos de TI, desde a aquisição até a retirada e descarte
  • O que você deve estar ciente nas operações diárias de TI em relação à conformidade
  • Como avaliar os objetivos ITAM da sua organização
  • O ecossistema ITAM e as principais partes interessadas
  • Como a metodologia ISO e a abordagem ITIL podem contribuir para um programa ITAM de sucesso
  • Controle de riscos e custos de seus ativos de TI
  •  Como alcançar a conformidade nas quatro principais áreas do ITAM
Publico Alvo
  • Um Curso IT Asset Management Foundation ITAM bem-sucedido envolve vários departamentos da sua organização, como gerentes de orçamento, departamentos de serviços de TI e finanças. O curso ITAM Foundation foi desenvolvido para todo o pessoal-chave nessas funções. Recomendamos que o curso seja frequentado por vários funcionários dessas áreas, a fim de permitir um foco de ITAM bem-sucedido e coerente em toda a sua empresa; no entanto, indivíduos também podem se beneficiar deste curso básico e são bem-vindos. foco, ele foi projetado especificamente para pessoas que não são de TI e, portanto, não está cheio de siglas ou frases que apenas profissionais de TI conheceriam.
Materiais
Inglês/Português/Lab Prático
Conteúdo Programatico

ITAM introduction:

  • Definition, purposes and objectives
  • Why do your organisation need ITAM?
  •  Introduction to the four key areas: Hardware Asset Management, Software Asset Management, Services & cloud Asset Management, People & Information Asset Management
  • The IT Asset lifecycle and its impact on your business
  • The key roles in ITAM – stakeholders, functions, roles and responsibilities
  • Typical business issues and challenges in the ITAM workflow
  • Introduction to ITAM best practices, ISO55000 and ITIL

Hardware Asset Management (HAM) introduction:

  • The concept, purpose and benefits of HAM
  • The HAM lifecycle in your organisation from acquisition through to disposal
  • Request and approval processes, procurement and lifecycle management, redeployment and disposal management
  • The placement of HAM in the ITAM ecosystem
  • Mobile device (asset) management aspects of HAM
  • The best practices of HAM (ISO and ITIL)
  • The tool reflections of HAM

Software Asset Management (SAM) introduction:

  • Definition and objectives
  • SAM best practices and framework (Including how to avoid “The Bermuda Triangle of SAM”)
  • The business value of SAM SAM from request to acquisition through disposal
  • Key roles and stakeholders in a SAM program
  • The placement of SAM in the ITAM ecosystem
  • The concept of compliance
  • The risks/costs related to software audits
  • Organisational pitfalls and challenges in the SAM process
  • IT service Management (ITIL) and ISO19770 approach within SAM

Services and Cloud Asset Management introduction:

  • The concept of services and cloud services
  • The costs, challenges and benefits associated with Services and Cloud services
  • Definition and objectives within Services and Cloud Asset Management (SEAM)
  • The contractual issues as assets in SEAM
  • The pitfalls and benefits from SEAM ITAM best practices in a SEAM context
  • The placement of SEAM in the ITAM ecosystem
  • Key roles and stakeholders in a SEAM program
  • Compliance in a Cloud perspective

People & Information Asset Management (PINAM) introduction:

  • Definition and objectives
  • How to define Information and People as assets?
  • Security and risk control (information sharing, employees leaving the organisation, loss of mobile devices, access regulations, etc.)
  • BYOD in a Services and Cloud Asset Management perspective
  • How do mobile users use their devices and content?
  • Benefits and pitfalls
  • Policy Setting – security policies for content, users and mobile devices

ITAM Key findings and conclusions:

  • The best practices in the ITAM framework
  • How to assess and understand the ITAM maturity in your organisation
  • The interface between the four key ITAM areas (HAM, SAM, SEAM, PINAM)
  • Effective communication of your ITAM goals to the key stakeholders in your organisation
  • ITAM integration with the organisational key business drivers and goals
  • Evaluation
TENHO INTERESSE

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