Curso Inteligência Emocional

  • Leadership Strategy

Curso Inteligência Emocional

16 horas
Visão Geral

A inteligência emocional (EQ) se refere à capacidade de identificar e gerenciar as próprias emoções, bem como as emoções dos outros.

De acordo com a Harvard Business Review, inteligência emocional é uma  habilidade-chave de liderança - e para um líder ser realmente eficaz, ele deve ser mestre em administrar seus relacionamentos de maneira positiva.

Isso não quer dizer que o QI e as habilidades técnicas sejam irrelevantes. Eles importam, mas, na realidade, são os requisitos básicos para cargos executivos. Estudos concordam que, sem um alto nível de inteligência emocional, uma pessoa pode ter o melhor treinamento do mundo, uma mente incisiva e analítica e um estoque infinito de ideias inteligentes, mas ainda assim não será um grande líder.

Estudos encontraram uma correlação entre desempenho no trabalho e inteligência emocional. Pesquisas recentes indicam que mais de 71% dos empregadores valorizam a inteligência emocional acima do QI. Esta é uma estatística impressionante, mas mostra o quanto a inteligência emocional pode ser um fator para o sucesso geral no local de trabalho.

É por isso que muitas empresas começaram a incorporar testes de inteligência emocional em seus processos de aplicação ou entrevista, sob a teoria de que alguém com alto nível de inteligência emocional seria um líder ou colega de trabalho melhor.

Os testes de inteligência emocional comumente usados ​​incluem o teste de Mayer, Salovey, Caruso Emotional Intelligence (MSCEIT) e os modelos de teste Bar-On Emotional Quotient. Esses testes apresentam situações emocionais para os participantes do teste e, em seguida, fazem com que o respondente escolha sua reação às situações descritas.

Ter um QE alto não é para promover sentimentos calorosos e confusos no local de trabalho. Está diretamente relacionado aos resultados financeiros. A pesquisa mostra que executivos com QE alto geraram 10% mais produtividade, tiveram 87% menos rotatividade, trouxeram $ 3,75 milhões a mais de valor para a empresa e aumentaram o ROI em 1000%.

Outros estudos revelam que vendedores com um QE alto venderam US $ 2,5 milhões a mais do que outros. As participações de mercado também cresceram 24% quando as empresas incorporam uma iniciativa EQ.

Objetivo
  • Defina inteligência emocional
  • Identifique cinco elementos-chave da inteligência emocional
  • Definir e praticar autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais.
  • Identifique e gerencie comportamentos que afetam seus relacionamentos baseados no trabalho.
  • Aplicar conhecimento de inteligência emocional para implementar e melhorar a tomada de decisões pessoais e contribuições profissionais.
  • Analisar e melhorar as habilidades de comunicação usando técnicas verbais e não verbais.
  • Defina e discuta o impacto da inteligência emocional no local de trabalho.
Materiais
Português/Inglês
Conteúdo Programatico

O que é inteligência emocional?

  1. 5 elementos chave
  2. Autoconsciência
  3. Auto-regulação
  4. Motivação
  5. Empatia
  6. Habilidades sociais
  7. Benefícios da Inteligência Emocional
  8. Teoria Acadêmica
  9. Como o cérebro cria essas expressões
  10. Modelos
  11. Auto-avaliação

Autoconsciência

  1. Auto-conhecimento definido - Como estou liderando os outros?
  2. Gerenciando suas próprias emoções
  3. Aprender a ter a mente aberta e a arte de comprometer
  4. Sua atitude e seu efeito sobre os outros

Auto-regulação

  1. Auto-regulação definida - Como estou me sentindo por dentro?
  2. Autocontrole e compreensão
  3. Aprender como gerenciar suas emoções e relaxar

Motivação

  1. Motivação definida - Como estou motivando a mim e minha equipe?
  2. Auto-motivação - definindo sua importância
  3. Otimismo vs. Pessimismo
  4. Criando um espírito vencedor para você e sua organização

Empatia

  1. Empatia definida - Como estou ouvindo?
  2. Como é a empatia?
  3. Desenvolvendo sua compreensão de empatia

Habilidades sociais

  1. Habilidades sociais definidas - Como estou sendo visto ou engajado outras pessoas?
  2. Características de alguém com habilidades sociais
  3. Apresentando você e sua organização desde a primeira impressão
  4. Avaliando situações e agindo

Seu impacto pessoal

  1. Como minha inteligência emocional afeta os outros?
  2. Habilidades para você e sua equipe:
  3. Habilidades de comunicação verbal
  4. Escuta activa
  5. Comunicação autêntica
  6. Habilidades de comunicação não verbal
  7. Linguagem corporal
  8. Percepção e análise

Inteligência Emocional no Local de Trabalho

  1. Papel da inteligência emocional no local de trabalho
  2. Melhores práticas de negócios
  3. Compreender as emoções e gerenciá-las no local de trabalho
  4. Colaboração e trabalho em equipe
  5. Gestão de conflitos e inteligência emocional

Tópicos principais do workshop

  1. Construindo um Caso de Negócio para Aumentar a Inteligência Emocional
  2. Escalas intrapessoal e interpessoal
  3. Teste de Inteligência Emocional
  4. Ferramentas para aumentar sua inteligência emocional
  5. Gerenciando relacionamentos e construindo redes
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