Visão Geral
A inteligência emocional (EQ) se refere à capacidade de identificar e gerenciar as próprias emoções, bem como as emoções dos outros.
De acordo com a Harvard Business Review, inteligência emocional é uma habilidade-chave de liderança - e para um líder ser realmente eficaz, ele deve ser mestre em administrar seus relacionamentos de maneira positiva.
Isso não quer dizer que o QI e as habilidades técnicas sejam irrelevantes. Eles importam, mas, na realidade, são os requisitos básicos para cargos executivos. Estudos concordam que, sem um alto nível de inteligência emocional, uma pessoa pode ter o melhor treinamento do mundo, uma mente incisiva e analítica e um estoque infinito de ideias inteligentes, mas ainda assim não será um grande líder.
Estudos encontraram uma correlação entre desempenho no trabalho e inteligência emocional. Pesquisas recentes indicam que mais de 71% dos empregadores valorizam a inteligência emocional acima do QI. Esta é uma estatística impressionante, mas mostra o quanto a inteligência emocional pode ser um fator para o sucesso geral no local de trabalho.
É por isso que muitas empresas começaram a incorporar testes de inteligência emocional em seus processos de aplicação ou entrevista, sob a teoria de que alguém com alto nível de inteligência emocional seria um líder ou colega de trabalho melhor.
Os testes de inteligência emocional comumente usados incluem o teste de Mayer, Salovey, Caruso Emotional Intelligence (MSCEIT) e os modelos de teste Bar-On Emotional Quotient. Esses testes apresentam situações emocionais para os participantes do teste e, em seguida, fazem com que o respondente escolha sua reação às situações descritas.
Ter um QE alto não é para promover sentimentos calorosos e confusos no local de trabalho. Está diretamente relacionado aos resultados financeiros. A pesquisa mostra que executivos com QE alto geraram 10% mais produtividade, tiveram 87% menos rotatividade, trouxeram $ 3,75 milhões a mais de valor para a empresa e aumentaram o ROI em 1000%.
Outros estudos revelam que vendedores com um QE alto venderam US $ 2,5 milhões a mais do que outros. As participações de mercado também cresceram 24% quando as empresas incorporam uma iniciativa EQ.