Curso Inteligência Emocional
16 horasVisão Geral
A inteligência emocional (EQ) se refere à capacidade de identificar e gerenciar as próprias emoções, bem como as emoções dos outros.
De acordo com a Harvard Business Review, inteligência emocional é uma habilidade-chave de liderança - e para um líder ser realmente eficaz, ele deve ser mestre em administrar seus relacionamentos de maneira positiva.
Isso não quer dizer que o QI e as habilidades técnicas sejam irrelevantes. Eles importam, mas, na realidade, são os requisitos básicos para cargos executivos. Estudos concordam que, sem um alto nível de inteligência emocional, uma pessoa pode ter o melhor treinamento do mundo, uma mente incisiva e analítica e um estoque infinito de ideias inteligentes, mas ainda assim não será um grande líder.
Estudos encontraram uma correlação entre desempenho no trabalho e inteligência emocional. Pesquisas recentes indicam que mais de 71% dos empregadores valorizam a inteligência emocional acima do QI. Esta é uma estatística impressionante, mas mostra o quanto a inteligência emocional pode ser um fator para o sucesso geral no local de trabalho.
É por isso que muitas empresas começaram a incorporar testes de inteligência emocional em seus processos de aplicação ou entrevista, sob a teoria de que alguém com alto nível de inteligência emocional seria um líder ou colega de trabalho melhor.
Os testes de inteligência emocional comumente usados incluem o teste de Mayer, Salovey, Caruso Emotional Intelligence (MSCEIT) e os modelos de teste Bar-On Emotional Quotient. Esses testes apresentam situações emocionais para os participantes do teste e, em seguida, fazem com que o respondente escolha sua reação às situações descritas.
Ter um QE alto não é para promover sentimentos calorosos e confusos no local de trabalho. Está diretamente relacionado aos resultados financeiros. A pesquisa mostra que executivos com QE alto geraram 10% mais produtividade, tiveram 87% menos rotatividade, trouxeram $ 3,75 milhões a mais de valor para a empresa e aumentaram o ROI em 1000%.
Outros estudos revelam que vendedores com um QE alto venderam US $ 2,5 milhões a mais do que outros. As participações de mercado também cresceram 24% quando as empresas incorporam uma iniciativa EQ.
Objetivo
- Defina inteligência emocional
- Identifique cinco elementos-chave da inteligência emocional
- Definir e praticar autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais.
- Identifique e gerencie comportamentos que afetam seus relacionamentos baseados no trabalho.
- Aplicar conhecimento de inteligência emocional para implementar e melhorar a tomada de decisões pessoais e contribuições profissionais.
- Analisar e melhorar as habilidades de comunicação usando técnicas verbais e não verbais.
- Defina e discuta o impacto da inteligência emocional no local de trabalho.
Materiais
Português/InglêsConteúdo Programatico
O que é inteligência emocional?
- 5 elementos chave
- Autoconsciência
- Auto-regulação
- Motivação
- Empatia
- Habilidades sociais
- Benefícios da Inteligência Emocional
- Teoria Acadêmica
- Como o cérebro cria essas expressões
- Modelos
- Auto-avaliação
Autoconsciência
- Auto-conhecimento definido - Como estou liderando os outros?
- Gerenciando suas próprias emoções
- Aprender a ter a mente aberta e a arte de comprometer
- Sua atitude e seu efeito sobre os outros
Auto-regulação
- Auto-regulação definida - Como estou me sentindo por dentro?
- Autocontrole e compreensão
- Aprender como gerenciar suas emoções e relaxar
Motivação
- Motivação definida - Como estou motivando a mim e minha equipe?
- Auto-motivação - definindo sua importância
- Otimismo vs. Pessimismo
- Criando um espírito vencedor para você e sua organização
Empatia
- Empatia definida - Como estou ouvindo?
- Como é a empatia?
- Desenvolvendo sua compreensão de empatia
Habilidades sociais
- Habilidades sociais definidas - Como estou sendo visto ou engajado outras pessoas?
- Características de alguém com habilidades sociais
- Apresentando você e sua organização desde a primeira impressão
- Avaliando situações e agindo
Seu impacto pessoal
- Como minha inteligência emocional afeta os outros?
- Habilidades para você e sua equipe:
- Habilidades de comunicação verbal
- Escuta activa
- Comunicação autêntica
- Habilidades de comunicação não verbal
- Linguagem corporal
- Percepção e análise
Inteligência Emocional no Local de Trabalho
- Papel da inteligência emocional no local de trabalho
- Melhores práticas de negócios
- Compreender as emoções e gerenciá-las no local de trabalho
- Colaboração e trabalho em equipe
- Gestão de conflitos e inteligência emocional
Tópicos principais do workshop
- Construindo um Caso de Negócio para Aumentar a Inteligência Emocional
- Escalas intrapessoal e interpessoal
- Teste de Inteligência Emocional
- Ferramentas para aumentar sua inteligência emocional
- Gerenciando relacionamentos e construindo redes