Visão Geral
Neste Curso FitSM® Foundation, você aprenderá a implementar os fundamentos de processos eficazes de gerenciamento de serviços de TI (ITSM) usando Fits — um padrão de ITSM conciso, leve e alcançável. FitSM foi projetado para profissionais que desejam ser rapidamente reconhecidos por terem as competências necessárias para implementar processos de ITSM eficazes — sem se aprofundar nos detalhes intensos de outras estruturas.
ITSM é o padrão de fato que a maioria das organizações usa para gerenciar TI e simplificar as atividades de Tecnologia da Informação em serviços voltados para o cliente. Inicialmente, a Biblioteca de Infraestrutura de TI (ITIL ® ) forneceu a orientação básica usando as Melhores Práticas para que as organizações cumprissem esse propósito. No entanto, com muito poucas exceções, apenas alguns processos são adotados, principalmente no suporte de TI de interface com o cliente.
O que é FitSM?
FitSM é uma família de padrões leve e gratuita para facilitar o gerenciamento de serviços na prestação de serviços de TI. O padrão FitSM e o esquema de certificação associado são mantidos pelo grupo de trabalho FitSM da ITEMO (IT Education Management Organization). O padrão FitSM foi inicialmente desenvolvido através do Projeto FedSM, financiado pela Comissão Europeia.
FitSM foi projetado para ser compatível com os padrões internacionais ISO/IEC 20000-1 (requisitos para um sistema de gerenciamento de serviços) e ITIL. O modelo de processo, requisitos, atividades recomendadas e modelo de função FitSM visam uma implementação leve. Da mesma forma, pode ser aplicado como um primeiro passo para a introdução de ITSM completo, ou seja, aplicando as boas práticas do ITIL e alcançando a conformidade com a ISO/IEC 20000-1.
Objetivo
Após realizar este Curso FitSM® Foundation você será capaz de:
- Os principais conceitos e termos de gerenciamento de serviços de TI
- O propósito e a estrutura dos padrões FitSM – além de sua relação com outros padrões
- A estrutura do processo que sustenta o FitSM
- Os requisitos definidos no FitSM – permitindo que você adote a implementação de forma mais rápida e eficiente
- Como ajudar sua organização a dar o primeiro passo para implementar o conjunto completo de processos de gerenciamento de serviços de TI
- Métodos para melhorar a prestação de serviços de TI da sua organização
- Aplicações práticas de processos de ITSM em ambientes federados – onde os serviços são gerenciados em cooperação com organizações concorrentes ou distintas
Quais são os objetivos do FitSM?
- Crie um padrão claro, pragmático, leve e alcançável para um gerenciamento eficaz de serviços de TI (ITSM).
- Ofereça uma versão de ITSM que seja mais acessível para uma ampla variedade de ambientes do que as soluções tradicionais de ITSM, incluindo cenários federados.
- Fornecer soluções que possam ser implementadas de forma eficiente em organizações que vão desde PMEs e start-ups até grandes empresas.
- Defina uma linha de base alcançável de eficácia de ITSM que possa ser expandida, se necessário
Publico Alvo
- são projetados para todos os profissionais que fornecem e prestam serviços de TI.
- Participantes anteriores do treinamento ITIL que estão interessados em aprender uma estrutura mais flexível para aplicar os princípios do ITIL.
Materiais
Inglês + Exercícios + Lab Pratico
Conteúdo Programatico
IT Service Management: Introduction, Terms & Concepts
In this module, you will learn how to:
- Articulate the need for IT service management
- Define key ITSM terms and concepts
The FitSM Approach & Standards Family
In this module, you will learn how to:
- Define FitSM
- Articulate the FitSM approach
- Understand key ITSM and FitSM principles
IT Service Management – General Aspects
In this module, you will learn how to:
- Define general aspects of a Service Management System (SMS)
- Understand key concepts of the SMS
IT Service Management – Processes
In this module, you will learn how to:
- Understand critical processes of ITSM
- Articulate the requirements of each process according to FitSM
Benefits, Risks & Challenges of Implementing IT Service Management
In this module, you will learn how to:
- Articulate the risks and benefits of implementing ITSM
- Understand how federated IT service provisioning compares with non-federated IT service provisioning
Related Standards & Frameworks
In this module, you will learn how to:
- Define related ITSM standards and frameworks and how FitSM can complement their approaches
TENHO INTERESSE