Curso Design Thinking Serviço Público
24 HorasVisão Geral
O setor público precisa cada vez mais de soluções criativas e inovadoras, de preferência sem custos elevados. A aplicação de ferramentas para atualização e revitalização dos serviços públicos e produtos com ideias inovadoras é a matéria-prima para a vantagem competitiva.
O Design Thinking é um modelo mental que trabalha o pensamento lateral com uma abordagem prática, que acelera a inovação e soluciona problemas através de um olhar humano e da imersão nas necessidades reais. Ao trabalhar com as barreiras da criatividade e da inteligência cognitiva, o Design Thinking oferece um espaço para as ideias emergirem sem pré-julgamentos, fazendo com que o cérebro seja forçado a sair da sua zona de conforto.
Novas maneiras de resolver velhos problemas
De acordo com o senso comum, organizações públicas não conseguem inovar, são burocráticas e falta-lhes estímulo para a criação de novos produtos e serviços. nossos consultores mostram isso nos, mas profundos detalhes em sala de aula, através de metodologias e ferramentas oferecidas através do Design Thinking.
Curso Design Thinking Serviço Público tem como premissa básica capacitar os alunos participantes na disciplina de criatividade e a metodologia de design thinking, destacando o papel do solucionador de problemas de forma inovadora, conhecer e aplicar as principais ferramentas e metodologias na prática do design thinking, além de exercitar a inspiração empreendedora destacando a importância e a arte de inovar dentro das organizações.
O curso possibilitará aos participantes a:
- Conhecer a história e os principais conceitos do Design Thinking;
- Acessar ferramentas, casos e práticas;
- Aplicar a abordagem em um projeto fictício;
- Mudar o modelo mental para gerar cultura de inovação.
Objetivo
Por que devo participar do curso de Design Thinking?
O Design de Serviços, ao projetar soluções para organizações e pessoas, é capaz de lidar com problemas complexos e oferecer soluções viáveis para quem presta o serviço e eficientes e eficazes para quem o utiliza.
- Apresentar os fundamentos do Design Thinking - sua teoria e práticas.
- Capacitar os participantes a utilizarem ferramentas com o objetivo de possibilitar inovação em suas áreas de atuação.
- Conduzir os participantes a pensarem conjuntamente, cocriar em equipes multidisciplinares para que seu pensamento e capacidade de entendimento se multipliquem.
- Demonstrar como a mudança e a dinâmica de trabalho com as equipes podem agregar valor aos serviços e produtos, assim como encontrar soluções e novas oportunidades fomentando uma cultura de inovação nas empresas.
- Estimular a utilização de diversos recursos e ferramentas para instrumentalizar e melhorar substancialmente a coordenação de projetos, de um jeito mais inspirado e inovador.
Publico Alvo
Este curso e voltado para todo os servidores públicos e profissionais que buscam ferramentas para enfrentar melhor os desafios que possam surgir em suas atuais ou futuras atividades profissionais.
Pre-Requisitos
Não se aplica
Informações Gerais
Informações Gerais do Curso:
- Carga horaria, 24h
- Se noturno o curso e ministrado de segunda a sexta das 19h às 23h, total de 6 noites;
- Se aos sábados o curso e ministrado de 09h às 18h, total de 3 sábados;
- Se in-company o curso e ministrado de acordo com agenda do cliente;
Formato de Entrega:
- Presencial,
- On-line ao vivo, com a mesma qualidade do curso presencial, ministrado 100% na presença de um instrutor via transmissão de vídeo conferência em tempo real.
- Solicite um teste pratico para que possamos mostrar como funciona na pratica esta modalidade on-line ao vivo
- In-company
Materiais
PortuguêsConteúdo Programatico
- Conceitos fundamentais do design estratégico ao operacional;
- Inovação Incremental e Disruptiva e o pensamento abdutivo;
- Design centrado no usuário e user experience;
- A importância da inovação
- História e Conceituação do Design e sua aplicação prática
- Como utilizar o Design Thinking para a inovação em diferentes contextos
- Como entender o contexto e as pessoas: técnicas de pesquisa
- Como organizar as informações coletadas: técnicas de visualização
- Como gerar ideias e criar protótipos: técnicas de ideação, colaboração e prototipação
- Como detalhar e acompanhar um projeto de Design Thinking
- Primeiros passos para colocar o projeto em prática
- Inovação e o Serviço Público
- Introdução ao Design Thinking
- Design Thinking e Service Design Thinking;
- Inovação e Co-criação;
- As ferramentas e a prática Design Thinking
- Design para serviço público
- Incorporar o Design Thinking no redesenho dos serviços públicos
- O processo criativo na resolução de problemas
- Imersão, ideação, prototipagem e validação de ideias
- Casos de sucesso no governo, serviços e de impacto social.
- Avaliação do trabalho e pontos de melhoria.