Curso Design Thinking Serviço Público

  • ITIL Gestão & Governança

Curso Design Thinking Serviço Público

24 Horas
Visão Geral

O setor público precisa cada vez mais de soluções criativas e inovadoras, de preferência sem custos elevados. A aplicação de ferramentas para atualização e revitalização dos serviços públicos e produtos com ideias inovadoras é a matéria-prima para a vantagem competitiva.

O Design Thinking é um modelo mental que trabalha o pensamento lateral com uma abordagem prática, que acelera a inovação e soluciona problemas através de um olhar humano e da imersão nas necessidades reais. Ao trabalhar com as barreiras da criatividade e da inteligência cognitiva, o Design Thinking oferece um espaço para as ideias emergirem sem pré-julgamentos, fazendo com que o cérebro seja forçado a sair da sua zona de conforto.

Novas maneiras de resolver velhos problemas

De acordo com o senso comum, organizações públicas não conseguem inovar, são burocráticas e falta-lhes estímulo para a criação de novos produtos e serviços. nossos consultores mostram isso nos, mas profundos detalhes em sala de aula, através de metodologias e ferramentas oferecidas através do Design Thinking.

Curso Design Thinking Serviço Público tem como premissa básica capacitar os alunos participantes na disciplina de criatividade e a metodologia de design thinking, destacando o papel do solucionador de problemas de forma inovadora, conhecer e aplicar as principais ferramentas e metodologias na prática do design thinking, além de exercitar a inspiração empreendedora destacando a importância e a arte de inovar dentro das organizações.

O curso possibilitará aos participantes a:

  • Conhecer a história e os principais conceitos do Design Thinking;
  • Acessar ferramentas, casos e práticas;
  • Aplicar a abordagem em um projeto fictício;
  • Mudar o modelo mental para gerar cultura de inovação.

 

Objetivo

Por que devo participar do curso de Design Thinking?

O Design de Serviços, ao projetar soluções para organizações e pessoas, é capaz de lidar com problemas complexos e oferecer soluções viáveis para quem presta o serviço e eficientes e eficazes para quem o utiliza.

  • Apresentar os fundamentos do Design Thinking - sua teoria e práticas.
  • Capacitar os participantes a utilizarem ferramentas com o objetivo de possibilitar inovação em suas áreas de atuação.
  • Conduzir os participantes a pensarem conjuntamente, cocriar em equipes multidisciplinares para que seu pensamento e capacidade de entendimento se multipliquem.
  • Demonstrar como a mudança e a dinâmica de trabalho com as equipes podem agregar valor aos serviços e produtos, assim como encontrar soluções e novas oportunidades fomentando uma cultura de inovação nas empresas.
  • Estimular a utilização de diversos recursos e ferramentas para instrumentalizar e melhorar substancialmente a coordenação de projetos, de um jeito mais inspirado e inovador.
Publico Alvo

Este curso e voltado para todo os servidores públicos e profissionais que buscam ferramentas para enfrentar melhor os desafios que possam surgir em suas atuais ou futuras atividades profissionais.

Pre-Requisitos

Não se aplica

Informações Gerais

Informações Gerais do Curso:

  • Carga horaria, 24h
  • Se noturno o curso e ministrado de segunda a sexta das 19h às 23h, total de 6 noites;
  • Se aos sábados o curso e ministrado de 09h às 18h, total de 3 sábados;
  • Se in-company o curso e ministrado de acordo com agenda do cliente;

Formato de Entrega:

  • Presencial,
  • On-line ao vivo, com a mesma qualidade do curso presencial, ministrado 100% na presença de um instrutor via transmissão de vídeo conferência em tempo real.
  • Solicite um teste pratico para que possamos mostrar como funciona na pratica esta modalidade on-line ao vivo
  • In-company
Materiais
Português
Conteúdo Programatico
  1. Conceitos fundamentais do design estratégico ao operacional;
  2. Inovação Incremental e Disruptiva e o pensamento abdutivo;
  3. Design centrado no usuário e user experience;
  4. A importância da inovação
  5. História e Conceituação do Design e sua aplicação prática
  6. Como utilizar o Design Thinking para a inovação em diferentes contextos
  7. Como entender o contexto e as pessoas: técnicas de pesquisa
  8. Como organizar as informações coletadas: técnicas de visualização
  9. Como gerar ideias e criar protótipos: técnicas de ideação, colaboração e prototipação
  10. Como detalhar e acompanhar um projeto de Design Thinking
  11. Primeiros passos para colocar o projeto em prática
  12. Inovação e o Serviço Público
  13. Introdução ao Design Thinking
  14. Design Thinking e Service Design Thinking;
  15. Inovação e Co-criação;
  16. As ferramentas e a prática Design Thinking
  17. Design para serviço público
  18. Incorporar o Design Thinking no redesenho dos serviços públicos
  19. O processo criativo na resolução de problemas
  20. Imersão, ideação, prototipagem e validação de ideias
  21. Casos de sucesso no governo, serviços e de impacto social.
  22. Avaliação do trabalho e pontos de melhoria.
TENHO INTERESSE

Cursos Relacionados

Curso ITIL 4 Foundation + Exame ITIL 4

16 horas

Curso TOGAF 9 Fundamentos Nível 1

16 horas

Curso Solution Manager Configuração de Gerenciamento Serviços de TI

32 horas

Curso BSC - Balanced ScoreCard

16 horas

Curso ISO IEC 20000 Fundamentos de Gerenciamento de TI

16 horas

Curso Gerenciamento de Projetos em Liderança e Comunicação

16 horas

Curso de Qualidade para Gerentes de Projeto

Curso Qualidade para gerentes de projeto

24 horas

Curso ISO IEC 27002 Fundamentos da Segurança da Informação

8 horas

Curso ISO / IEC 20000 Introdução

16 horas