Visão Geral
Curso Business Process Analysis & Modelling, A análise e modelagem de processos de negócios é um componente essencial do Business Process Redesign (BPR), bem como outras iniciativas de melhoria de processos de negócios, como reengenharia, desenvolvimento de sistemas, gerenciamento de qualidade e melhoria contínua de processos. Neste curso, os participantes adquirirão o conhecimento e as habilidades para analisar e modelar com precisão os processos de negócios no nível corporativo, bem como no nível de fluxo de trabalho detalhado.
Os participantes aprenderão o método Integration Definition for Process Modeling (IDEF0) e a notação do Business Process Diagram. Esses são padrões de modelagem abertos que são usados por muitas ferramentas líderes de modelagem de processos de negócios. Eles são fáceis de entender e podem ser aplicados a todos os aspectos da inovação de processos de negócios. Esses métodos facilitam a análise rigorosa, o pensamento criativo e o desenvolvimento de sistemas de tecnologia da informação
Objetivo
Após realizar este Curso Business Process Analysis & Modelling os participantes serão capazes de:
- Analise a dimensão do processo do negócio
- Definir o escopo de um processo de negócios
- Desenvolva um modelo de processo de negócios de nível empresarial
- Capture e mapeie os detalhes de um processo de negócios existente usando um modelo
- Construir um modelo integrado de um processo de negócios definido mostrando seus níveis de detalhe
- Obter as informações necessárias para construir um modelo de processo de negócios
- Identificar oportunidades de melhoria de processos de negócios usando um modelo
- Aplicar técnicas de modelagem de processos de negócios de melhores práticas
- Implementar melhorias nos processos de negócios para alcançar resultados inovadores
Publico Alvo
- Analistas de processos de negócios, engenheiros, consultores e gerentes
- Gerentes ou Diretores de Melhoria de Desempenho de Negócios
- Proprietários do processo
- Analistas e Gerentes de Garantia da Qualidade
- Planejadores de Negócios
- Empresas interessadas em capacitar seus colaboradores ou áreas de modelagem de processos
Materiais
Português/Inglês + Exercícios
Conteúdo Programatico
Entendendo os Processos de Negócios:
- Uma introdução aos processos de negócios
- A organização horizontal VS A organização vertical
- Tipos de processos de negócios
- Identificando e nomeando processos de negócios
- Definindo o escopo do processo de negócios
- Como analisar os componentes de um processo de negócios
- Mapeamento e modelagem de processos de negócios – conceitos básicos
- Trabalho de analise pratica
Desenvolvendo Modelos de Processos de Negócios usando Notação de Modelagem de Processos de Negócios (BPMN)
- Uma introdução ao BPMN
- Os principais elementos do BPMN
- Modelagem de atividades de processos de negócios
- Descrevendo eventos de processos de negócios
- Representando ramificação detalhada e lógica de junção
- Identificando padrões de processos de negócios
- Recursos do processo de modelagem
- Trabalho prático de modelagem de processos de negócios
Modelagem Avançada de Processos de Negócios usando BPMN:
- Usando o conjunto de elementos estendidos BPMN
- Modelagem de subprocessos de processos de negócios
- Tipos de eventos de processos de negócios
- Representando recursos usando piscinas e raias
- Fluxos de mensagens e fluxos padrão
- Modelagem de exceções de processos de negócios
- Descrevendo os atributos da atividade do processo
- Trabalho avançado de modelagem de processos de negócios
Modelagem de Processos Usando a Definição de Integração para Modelagem de Processo (IDEF0)
- Arquitetura de processos de negócios
- A estrutura de classificação de processos de negócios
- O método de modelagem IDEF0
- Atividades e objetos de modelagem
- Os cinco tipos de diagrama IDEF0
- Construindo o diagrama de nível superior
- Desenvolvimento de diagramas de decomposição
- Trabalho prático de modelagem de processos de negócios usando IDEF0
Melhorando os processos de negócios usando modelos:
- Análise de processos de negócios existentes
- Elicitação dos requisitos do cliente do processo
- Medindo o desempenho do processo de negócios
- Os dois estágios da melhoria de processos de negócios
- Mudando de modelos atuais para modelos futuros
- Simulando processos de negócios
- Implementando mudanças nos processos de negócios
- Escolhendo a ferramenta de modelagem certa
TENHO INTERESSE