Visão Geral
Durante a realização do curso serão abordadas as principais configurações, dados mestre e processos de negócios. Essas atividades deverão ser executadas pelos participantes a fim de ampliar seu conhecimento, além da visão funcional, no que se refere à flexibilidade do sistema, origem dos dados e resultados obtidos durante um projeto de implementação do sistema SAP ECC.
Além disso o curso será realizado em um ambiente similar ao de um projeto de implementação do sistema, o que possibilita que o participante tenha uma visão do dia-a-dia de um projeto de implementação e a realidade do mercado de trabalho em SAP como usuário SAP ou consultor SAP.
Objetivo
O curso SAP Funcional Avançado foi elaborado para que os participantes tenham uma visão geral do sistema SAP ECC 6.0 percebendo principalmente a integração entre as diversas áreas funcionais. Abrange não somente os processos funcionais, mas também a configuração e aplicação de cenários de negócios dentro do sistema SAP ECC 6.0.
Conteúdo Programatico
Introdução
- Definições
- Pré-requisitos
- Soluções SAP
- Escopo do curso
Navegação
Dados Mestre
Preparar o cadastro de contas contábeis, clientes, fornecedores, materiais e documentos para suportar os processos de negócios da empresa.
FI. Contabilidade Financeira
Iniciar a configuração da estrutura organizacional da empresa através da criação e atribuição da estrutura organizacional da Contabilidade Financeira (FI)
- Configuração da Estrutura Organizacional
a. Criar e atribuir unidades organizacionais do modulo de FI
b. Plano de contas
2. Configuração dos dados mestre
3. Criação de Contas Contábeis
4. Criação de clientes e fornecedores
5. Processo Financeiro
CO. Contabilidade de Custos
- Configuração da Estrutura Organizacional
a. Criar e atribuir unidades organizacionais do modulo de CO
b. Hierarquia de centros de custos
2. Configuração de centros de custos
3. Configuração de classes de custos
4. Configuração de ordem interna
5. Configuração de ciclos de custos
MM. Administração de Materiais
- Configuração da Estrutura Organizacional
a. Criar e atribuir unidades organizacionais do modulo de MM
b. Centro / Depósito / Organização de Compras
2. Configuração de dados mestre
3. Configuração dos processos de compras
4. Criação de dados mestre
5. Processos de compras e movimentação de mercadorias
PP. Planejamento da Produção
- Planejamento de vendas e operações (SOP)
2. Gerenciamento de Demanda (DM)
3. Planejamento das necessidades de materiais (MRP)
4. Planejamento das necessidades de capacidades (CRP)
5. Execução da Produção
SD. Vendas e Distribuição
- Configuração da Estrutura Organizacional
a. Criar e atribuir unidades organizacionais do modulo de SD
b. Organização de Vendas / Canais de Distribuição / Setor de Atividades
2. Configuração de dados mestre
3. Configuração dos processos de vendas
4. Criação de dados mestre
5. Processos de vendas e distribuição
6. Sistema de informação de vendas[
HR – HCM. Human Capital Management
- Configuração da Estrutura Organizacional
a. Criar objetos e atribuir a unidades organizacionais do modulo de HCM
2. Configuração de dados mestre
3. Criação de dados mestre
4. Processos de Administração de Pessoal, Folha de Pagamento e Gestão de Time
5. Sistema de informação de Recursos Humanos
Atividade final:
Integração.
- Parte 1: FI-CO-MM
2. Parte 2: FI-MM-PP
3. Parte 3: FI-CO-MM-SD 4. Relatórios e rastreabilidade de dados