Google Cloud Platform Fundamentals

Cloud Computing

Google Cloud Platform Fundamentals

8 Horas
Visão Geral

Este curso basico de infraestrutura básica dos fundamentos do Google Cloud Platform foi desenvolvido para fornecer aos alunos uma visão geral dos produtos e serviços do Google Cloud Platform. Por meio de uma combinação de apresentações, demonstrações e laboratórios práticos, os participantes aprendem o valor do Google Cloud Platform e como incorporar soluções baseadas em nuvem nas estratégias de negócios.

Os alunos aprendem e comparam muitos dos serviços de computação e armazenamento disponíveis no Google Cloud Platform, incluindo Google App Engine, Google Compute Engine e Google Container Engine.

Objetivo
  • O Curso Google Cloud Platform Foundation infraestrutura tem como premissa básica ensina aos participantes as seguintes habilidades:
  • Identifique a finalidade e o valor dos produtos e serviços do Google Cloud Platform
  • Interaja com os serviços do Google Cloud Platform
  • Descrever maneiras pelas quais os clientes usaram o Google Cloud Platform
  • Escolha entre e use ambientes de implantação de aplicativos no Google Cloud Platform: Google App Engine, Google Container Engine e Google Compute Engine
  • Escolha entre e use as opções de armazenamento do Google Cloud Platform: Google Cloud Storage, Google Cloud SQL, Google Cloud Bigtable e Google Cloud Datastore
  • Faça uso básico do BigQuery, o data warehouse gerenciado do Google para análises
Pre-Requisitos
  • A familiaridade com o desenvolvimento de aplicativos, operações de sistemas, sistemas operacionais Linux e análise de dados / aprendizado de máquina é útil para entender as tecnologias abordadas.
Materiais
Português/Inglês
Conteúdo Programatico

Apresentando o Google Cloud Platform

  1. O Google Cloud Platform oferece quatro tipos principais de serviços: computação, armazenamento, big data e aprendizado de máquina.
  2. Este curso se concentra principalmente nos dois primeiros, juntamente com a rede da Google Private Private Cloud (VPC).
  3. Este módulo orienta os alunos aos conceitos básicos do Google Cloud Platform.
  4. Ele rastreia a evolução da computação em nuvem e explica o que é único na abordagem do Google. O módulo apresenta os principais conceitos estruturais de regiões e zonas.

Introdução ao Google Cloud Platform

  1. Os clientes do GCP usam projetos para organizar os recursos que usam.
  2. Eles usam o Google Cloud Identity and Access Management, também chamado de "IAM", para controlar quem pode fazer o que com esses recursos.
  3. Eles usam qualquer uma das várias tecnologias para se conectar ao GCP.
  4. Este módulo aborda cada um desses tópicos e apresenta um serviço chamado Cloud Launcher que é uma maneira fácil de iniciar o GCP.

Máquinas virtuais na nuvem

  1. O Compute Engine permite executar máquinas virtuais na infraestrutura global do Google.
  2. Este módulo aborda como o Compute Engine funciona, com foco nas redes virtuais do Google.

 Armazenamento na nuvem

  1. Todo aplicativo precisa armazenar dados. Diferentes aplicativos e cargas de trabalho exigem diferentes soluções de armazenamento e banco de dados.
  2. Este módulo descreve e diferencia as principais opções de armazenamento do GCP: Cloud Storage, Cloud SQL, Cloud Spanner, Cloud Datastore e Google Bigtable.

 Contêineres na nuvem

  1. Os contêineres são simples e interoperáveis, e permitem uma escala perfeita e refinada.
  2. Kubernetes é uma camada de orquestração para contêineres.
  3. O Kubernetes Engine é o Kubernetes como um serviço, uma oferta gerenciada escalável que é executada na infraestrutura do Google.
  4.  Você direciona a criação de um cluster, e o Kubernetes Engine agenda seus contêineres no cluster e os gerencia automaticamente, com base nos requisitos que você define.
  5. Este módulo explica como o Kubernetes Engine funciona e como ele ajuda a implantar aplicativos em contêineres.

 Aplicativos na nuvem

  1. O App Engine é uma oferta de plataforma como serviço ('PaaS'). A plataforma do App Engine gerencia a infraestrutura de hardware e rede necessária para executar seu código. 
  2. O App Engine fornece serviços internos que muitos aplicativos da web precisam. Este módulo descreve como o App Engine funciona.

 Desenvolvendo, implantando e monitorando na nuvem

  1. As ferramentas populares para desenvolvimento, implantação e monitoramento funcionam apenas no GCP.
  2.  Os clientes também têm opções para ferramentas em cada uma dessas três áreas fortemente integradas ao GCP. Este módulo cobre essas ferramentas.

 Big Data e Machine Learning na nuvem

  1. As ofertas de big data e aprendizado de máquina do GCP visam ajudar os clientes a tirar o máximo proveito dos dados.
  2.  Essas ferramentas devem ser simples e práticas para incorporar em seus aplicativos. Este módulo descreve os serviços de big data e aprendizado de máquina disponíveis e explica a utilidade de cada um.

Resumo e Revisão

  1. Este módulo analisa os serviços de GCP abordados neste curso e lembra os alunos das diferenças entre eles.
  2. O módulo compara serviços de computação GCP, serviços de armazenamento GCP e importantes recursos de rede do Google VPC.
TENHO INTERESSE

Cursos Relacionados

Curso Android Desenvolvendo Apps

40 horas

Curso AWS Amazon Solution Architect

horas

Curso AWS Desenvolvedor Advanced

24 horas

Curso OpenStack Private Cloud Administration

32 horas

Curso AWS Technical Essentials

8 horas