Curso SAP ECC FICO Integrado

Área Funcional MM SD FI CO PP PM TRM

Curso SAP ECC FICO Integrado

60 Horas
Visão Geral

Curso SAP ECC FICO Integrado; SAP FICO, SAP FI (Finanças) monitora as finanças da empresa, enquanto CO (Controladoria) fornece contabilidade de custos.

O SAP FI é usado para armazenar os dados financeiros de uma organização e também ajuda a analisar as condições financeiras de uma empresa no mercado, enquanto o SAP CO oferece suporte à coordenação, monitoramento e otimização de todo o processo da organização.

Nosso programa de treinamento se concentra nos principais conceitos de contabilidade e relatórios, como controle financeiro - controle de crédito, atualização da variante do exercício e código tributário, atribuição da empresa a um plano de contas etc.

A SAP é um dos maiores players do setor de aplicativos de software corporativo, voltado para o planejamento superior de recursos empresariais.

SAP é a abreviação de sistemas, aplicativos e produtos no processamento de dados.

O SAP Finance and Controlling (FICO) é um dos módulos SAP mais amplamente utilizados.

O módulo SAP FICO inclui configuração SAP FICO, configuração SAP CO, usuário SAP FI e usuário SAP CO. Obter uma certificação SAP FICO é o primeiro passo para iniciar uma carreira como consultor SAP FICO. As diferentes partes dos módulos SAP FI e SAP CO são essenciais para criar o conjunto de habilidades de um consultor ou profissional do SAP FICO.

Objetivo

Após a conclusão do Curso SAP ECC FICO Integrado, você será capaz de:

  • Aprenda os conceitos e fundamentos básicos dos módulos Finanças e Controladoria
  • Aprenda sobre a contabilidade, contas a pagar, contabilidade bancária e administração de fundos e sua aplicação na análise financeira
  • Aprenda sobre processos de negócios e como o módulo FICO funciona no ECC
  • Aplicar treinamento de implementação e integração com outros módulos
  • Aplicar treinamento em tempo real com o processo de implementação de ponta a ponta
Publico Alvo

Essa Curso SAP ECC FICO Integradoé altamente adequada para uma ampla gama de profissionais júnior ou já estão no domínio de TI e Finanças, como:

  • Profissionais de análise, profissionais que desejam se destacar nas áreas de contabilidade e finanças
  • Desenvolvedores e testadores de TI
  • Analistas de dados
  • Profissionais de BI e relatórios
  • Gerentes de projeto
  • Cientistas de dados
  • Profissionais que aspiram a uma carreira em campos crescentes e exigentes da análise de big data em tempo real
Pre-Requisitos
  • Os candidatos não precisam de requisitos específicos para participar deste curso, exceto um conhecimento básico em tecnologia da informação.
  • Noções básicas de finanças e contabilidade.
Informações Gerais
  • Carga horaria 60h
  • Se noturno o curso e ministrado das 19h às 23h, total de 15 noites;
  • Se aos sábados o curso e ministrado de 09h às 18h, total de 8 sábados;
  • Se in-company o curso e ministrado de acordo com agenda do cliente;

Formato de Entrega:

  • Presencial em sala de aula;
  • On-line ao vivo em tempo real via vídeo conferencia 100% na presença de um instrutor com a mesma qualidade do curso presencial. Solicite um teste para validar a modalidade on-line na pratica;
  • In-company

Instrutores:

  • Ambos são capacitados atuando diariamente no mercado e Consultoria SAP, nos mais variados seguimentos de negócios;
  • Ambos também são profissionais docente em sala de aula, trazendo sua experiência de mercado para dentro da sala de aula;
Materiais
Português/Inglês
Conteúdo Programatico

Introdução ao SAP ECC

  1. Introdução ao ERP, vantagens do SAP sobre outros pacotes ERP
  2. Introdução ao SAP ECC FICO
  3. Paisagem - conceito do cliente
  4. Solicitação de transporte - criação, estrutura, tipos, status, liberação e movimentação

Configurações básicas da contabilidade financeira (estrutura da organização)

  1. Definição de empresa
  2. Definição da empresa
  3. Atribuição de empresa para empresa
  4. Definição da área de negócios
  5. Definição do plano de contas e tipos de plano de contas
  6. Atribuição de plano de contas à empresa
  7. Definição de grupos de contas
  8. Definindo conta de lucros acumulados
  9. Definição da variante do exercício fiscal, Exercício fiscal de final curto
  10. Atribuição da variante do exercício à empresa
  11. Definição da variante do período contábil
  12. Atribuição da variante do período contábil à empresa
  13. Abrir e fechar o período contábil FI
  14. Definição do tipo de documento e faixas de números (interno e externo)
  15. Manutenção de variantes de status do campo
  16. Atribuição da variante de status do campo à empresa
  17. Definição de grupos de tolerância para contas contábeis
  18. Definição de grupos de tolerância para funcionários
  19. Designação de grupos de tolerância aos usuários
  20. Parâmetros globais

Contabilidade do Razão

  1. Criação do General Ledger Master (com e sem referência)
  2. Exibir / Modificar / Bloquear / Desbloquear do mestre de contabilidade
  3. Lançamento de entrada de documento: lançamentos normais e lançamento com referência
  4. Exibição e alteração de documentos
  5. Exibição de saldos contábeis
  6. Exibir itens de linha da conta contábil
  7. Documentos estacionados
  8. Reter documentos
  9. Criação de documento de amostra e lançamentos com documentos de amostra
  10. Criação do modelo de classificação contábil e lançamento
  11. Configuração de layouts de linha para exibição de itens de linha contábeis
  12. Documentos de acréscimo e diferimento
  13. Reversão de documentos individuais, reversão em massa, reversão de itens compensados e reversão de documentos de competência e diferimento, reversão
  14. Tipos de compensação - padrão, parcial e residual
  15. Definindo tipos de taxa de câmbio, tabela Forex e conversão e tabelas
  16. Definir taxas de câmbio e lançamento de transações em moeda estrangeira
  17. Cálculos de juros sobre empréstimos a prazo
  18. Documentos recorrentes
  19. Tabelas e relatórios no GL

Contas a pagar

  1. Criação de grupos de contas de fornecedores
  2. Criação de intervalos de números para registros mestre de fornecedores
  3. Atribuição de intervalos de números a grupos de contas de fornecedores
  4. Criação de grupo de tolerância para fornecedores
  5. Criação do mestre de fornecedores (exibição / alteração / bloqueio / desbloqueio do mestre de fornecedores) e tabelas relacionadas
  6. Lançamento de transações do fornecedor (lançamento de faturas, lançamento de pagamento manual, nota de crédito) e tabelas relacionadas
  7. Configurações para adiantamentos a partes (adiantamento) e compensação de adiantamento contra faturas (transações contábeis especiais)
  8. Lançamento de pagamento parcial e pagamento residual
  9. Descontos em dinheiro de fornecedores e condições de pagamento
  10. Configuração automática do programa de pagamento no formato SEPA
  11. Dados mestre do banco e bancos da empresa
  12. Execução F110 - lançamento do banco principal do F110 e lançamento da conta de compensação bancária do F110 e tabelas relacionadas
  13. Criação de arquivos DME no formato xml e txt e compreensão da estrutura do DME no DMEE
  14. Geração de aviso de pagamento, geração de resumo de pagamento
  15. Documentos de estorno de pagamento
  16. Compensação de fornecedores - padrão, parcial e residual
  17. Verifique o método de pagamento e crie cheques manual e automaticamente e imprima
  18. Criação de lotes de cheques e manutenção do registro de cheques
  19. Verifique as datas de pagamento
  20. Cancelamento de cheques não emitidos e cheques emitidos
  21. Criação de motivos nulos
  22. Cancelamento de cheque emitido
  23. Exclusão de verificações manuais e verificações anuladas
  24. Definição de correspondência e extrato de contas das partes
  25. Cenários em tempo real no APP
  26. Pagamentos entre empresas - manual e automático
  27. Tabelas e relatórios no AP e APP

Contas a receber:

  1. Criação de grupos de contas de clientes
  2. Criação de intervalos de números para registros mestre de clientes
  3. Atribuição de intervalos de números para grupos de contas de clientes
  4. Criação de grupo de tolerância para clientes
  5. Criação do cadastro do cliente (exibição / modificação / bloqueio / desbloqueio do cadastro do vendedor) e tabelas relacionadas
  6. Lançamento de transações de clientes (lançamento de faturas de vendas, lançamento de pagamento manual, nota de débito) e tabelas relacionadas
  7. Configurações para adiantamento de partes (adiantamento)
  8. Configuração de configurações para cobrança e geração de cartas de cobrança
  9. Definição de correspondência e extrato de contas da parte
  10. Descontos à vista para clientes
  11. Configuração de APP para débito direto de pagamentos recebidos
  12. Compensação de clientes - padrão, parcial e residual
  13. Tabelas e relatórios em AR

Contabilidade Bancária

  1. Banco da casa
  2. chave do banco
  3. conta bancária
  4. Contas de compensação bancária
  5. Extrato bancário eletrônico (EBS): configuração e execução MT940
  6. Auto Lockbox: Configuração e execução
  7. Consulta de caixa / SAP

Migração de Dados

  1. LSMW (dados mestre)
  2. BDC (dados da transação)

Contabilidade de Ativos

  1. Definindo plano de avaliação, áreas de avaliação
  2. Criação de códigos de imposto de 0% para vendas e compras
  3. Atribuição do plano de depreciação à empresa
  4. Definindo determinação de conta
  5. Definição de regras de layout de tela
  6. Definição de intervalos de números para classes de ativos
  7. Integração com as regras de contabilidade e lançamento
  8. Definindo chave de depreciação
  9. Definição de métodos multiníveis
  10. Definição de métodos de controle de período
  11. Criação dos principais registros mestre do imobilizado
  12. Criação de registros mestre de sub ativo
  13. Aquisição / compra de ativos fixos
  14. Venda / baixa de ativos fixos
  15. Transferência de ativos (intra e intercompanhia)
  16. Sucateamento de ativos
  17. Execução de depreciação
  18. Relatório de histórico de ativos, explorador de ativos e documentos de ativos
  19. Partida individual Liquidação de ativos em andamento para obras de capital em andamento
  20. Atividades de final de ano
  21. Alterações em massa do ativo
  22. Tabelas e relatórios em AA

Nova contabilidade do Razão

  1. Razões paralelas
  2. Divisão de documentos

Relatórios

  1. Versão do demonstrativo financeiro (FSV)
  2. CONTROLANDO

Configurações básicas para controlar

  1. Definindo área de contabilidade de custos
  2. Definição de intervalos de números para a área de contabilidade de custos
  3. Manter versões

Contabilidade de classes de custo

  1. Criação de classes de custo primárias de FI e CO
  2. Criação manual e automática de classes de custo primário e secundário
  3. Agrupamento de classes de custo
  4. Alterar registros mestre de classes de custo
  5. Categorias de classe de custo primárias e categorias de classe de custo secundárias
  6. Classificação contábil padrão

Contabilidade do centro de custo

  1. Definindo a hierarquia padrão do centro de custo
  2. Criação de centros de custo e grupos de centros de custo
  3. Exibir e modificar registros mestre do centro de custo
  4. Criação de grupos de centros de custo
  5. Lançamento real nos centros de custo
  6. Lançamento de itens de linha CO
  7. Repostagem de custos
  8. Planejamento para centros de custo
  9. Relatórios reais e de variação

Título

  1. Índice estatístico
  2. Criação e execução do ciclo de distribuição com / sem SKF
  3. Criação e execução de ciclos de avaliação com / sem SKF
  4. Criação e execução do lançamento periódico real

Ordens Internas

  1. Definindo tipos de pedidos
  2. Criação de registros mestre de ordens internas
  3. Exibir e alterar registros mestre de ordens internas
  4. Lançamentos em ordens internas
  5. Planejando ordens internas
  6. Como lançar itens de linha co para pedidos internos
  7. Lançamento de custos para pedidos internos
  8. Relatório de análise de dados reais e desvio para ordens internas
  9. Criação de ordens internas reais e estatísticas
  10. Lançamento de transações comerciais em pedidos reais
  11. Definição de estruturas de alocação
  12. Definição de perfis de liquidação
  13. Definição de perfis de planejamento e orçamento
  14. Liquidação de ordens internas reais
  15. Controle de orçamento e disponibilidade
  16. Manter intervalos de números para orçamento
  17. Definir tolerâncias para o controle de disponibilidade
  18. Especificação de classes de custo isentas do controle de disponibilidade
  19. Manutenção do gerente de orçamento
  20. Local de trabalho SAP Business

Contabilidade do centro de lucro

  1. Configurações básicas para contabilidade de centro de lucro
  2. Criação de centros de lucro fictícios
  3. Manutenção de parâmetros de controle para lançamentos reais
  4. Atualização de versões de planejamento para centros de lucro
  5. Manutenção dos intervalos de números para documentos do centro de lucro
  6. Criação, modificação e exibição de registros mestre do centro de lucro
  7. Criação de classes de custo de receita
  8. Atribuição automática de elementos de receita para centros de lucro
  9. Atribuição de centros de lucro nos registros mestre do centro de custo
  10. Criação de grupos de contas na contabilidade de centro de lucro para planejamento
  11. Planejando itens da conta de ganhos e perdas
  12. Planejando itens do balanço
  13. Lançamento de transações em centros de lucro
  14. Gerando os relatórios de variação para itens da conta de ganhos e perdas
  15. Gerando relatórios de variação para itens do balanço
  16. Transferindo saldos de um PC para outro PC

Análise de rentabilidade

  1. Manter a preocupação operacional e as tabelas relacionadas
  2. Definir características do segmento de rentabilidade
  3. Atribuição da área de controle à preocupação operacional
  4. Ativando a análise de rentabilidade
  5. Definir intervalos de números para lançamentos reais
  6. Mapeamento de tipos de condições SD para campos de valor COPA
  7. Estrutura de transferência PA
  8. Geração de documentos CoPA a partir de documentos de cobrança e FI
  9. Criação de relatórios - Report painter
  10. Visualizando os Relatórios
  11. Custeio do produto

Planejamento de custos do produto

  1. Criação de lista de materiais BoM
  2. Criação de registros mestre do tipo de atividade
  3. Planejando horas de atividade
  4. Cálculo do preço do tipo de atividade
  5. Criação de registros mestre do centro de trabalho
  6. Criação de roteiros
  7. Definição de folha de custo (estruturas gerais)
  8. Atribuição de folha de custo à variante de cálculo de custos
  9. Estrutura de componentes de custo
  10. Criação de cálculo de custos com estrutura quantitativa
  11. Marcação
  12. Liberação - documento de alteração de preço
  13. Criação de cálculo de custos sem estrutura quantitativa
  14. Custeio aditivo
  15. Objeto de planejamento base (custo de referência ou simulação)

Integração de FI com MM (ciclo P2P)

  1. Definição de unidades organizacionais na administração de materiais, ou seja, centro, local de armazenamento e organização de compras
  2. Atribuição de unidades organizacionais entre si
  3. Definição de grupos de tolerância para pedidos
  4. Definição de grupos de tolerâncias para entrada de mercadorias
  5. Definição de grupos de tolerâncias para verificação de faturas
  6. Definição de tolerâncias específicas do fornecedor
  7. Criação, exibição e modificação de registros mestre de material
  8. Criação de parâmetros da planta
  9. Manutenção de períodos contábeis para administração de materiais
  10. Manutenção de parâmetros para verificação de faturas
  11. Manutenção de parâmetros da planta para administração de estoque e inventário físico
  12. Definição de atributos para tipos de material
  13. Atribuição de contas contábeis para transações relevantes na contabilidade financeira (integração de MM ao FI)
  14. Classes de avaliação, código de agrupamento de avaliação
  15. Criação de pedido, lançamento de entrada de mercadorias, verificação de faturas e saída de mercadorias para produção
  16. Controle de preço - média padrão e móvel com lançamentos
  17. Compensação GR / IR de F.13
  18. Procedimento de precificação MM e adição de frete ao procedimento de precificação
  19. Relatório de ações MB5B

Integração de FI com SD (ciclo O2C)

  1. Definição de organização de vendas
  2. Definição de canais de distribuição
  3. Definição de divisões e área de vendas
  4. Atribuição entre várias unidades organizacionais no SD
  5. Definição de funções do parceiro
  6. Definições do ponto de expedição e pontos de carregamento
  7. Definição de procedimentos de precificação
  8. Determinando os pontos de expedição
  9. Determinando os procedimentos de precificação
  10. Manutenção de tipos de condição SD
  11. Manutenção de registros de condição
  12. Atribuição de contas contábeis para transações de vendas (integração de FI com SD)
  13. Criação da ordem do cliente
  14. Inicialização de estoque
  15. Lançamento da entrega de mercadorias com IGP
  16. Criando a fatura de vendas
  17. Procedimento de precificação SD

Validações e Substituições

  1. Nível do item de linha
  2. Nível de cabeçalho

Imposto sobre vendas

  1. IVA suportado
  2. Imposto de saída
  3. Procedimento de imposto sobre vendas

Idocs

  1. Estrutura de um Idoc
  2. Caminho do AL11, Fazendo upload e download de arquivos do AL11
  3. Testando e copiando um Idoc
  4. Reprocessando um Idoc

Metodologia o mais rápido possível

  1. Fases na metodologia ASAP
  2. Plano de projeto

Documentação em tempo real

  1. Business blue print (BBP)
  2. Estimativa
  3. Design de alto nível
  4. Especificações funcionais
  5. Script de teste
TENHO INTERESSE

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