Visão Geral
Curso SAP ECC FICO Integrado; SAP FICO, SAP FI (Finanças) monitora as finanças da empresa, enquanto CO (Controladoria) fornece contabilidade de custos.
O SAP FI é usado para armazenar os dados financeiros de uma organização e também ajuda a analisar as condições financeiras de uma empresa no mercado, enquanto o SAP CO oferece suporte à coordenação, monitoramento e otimização de todo o processo da organização.
Nosso programa de treinamento se concentra nos principais conceitos de contabilidade e relatórios, como controle financeiro - controle de crédito, atualização da variante do exercício e código tributário, atribuição da empresa a um plano de contas etc.
A SAP é um dos maiores players do setor de aplicativos de software corporativo, voltado para o planejamento superior de recursos empresariais.
SAP é a abreviação de sistemas, aplicativos e produtos no processamento de dados.
O SAP Finance and Controlling (FICO) é um dos módulos SAP mais amplamente utilizados.
O módulo SAP FICO inclui configuração SAP FICO, configuração SAP CO, usuário SAP FI e usuário SAP CO. Obter uma certificação SAP FICO é o primeiro passo para iniciar uma carreira como consultor SAP FICO. As diferentes partes dos módulos SAP FI e SAP CO são essenciais para criar o conjunto de habilidades de um consultor ou profissional do SAP FICO.
Objetivo
Após a conclusão do Curso SAP ECC FICO Integrado, você será capaz de:
- Aprenda os conceitos e fundamentos básicos dos módulos Finanças e Controladoria
- Aprenda sobre a contabilidade, contas a pagar, contabilidade bancária e administração de fundos e sua aplicação na análise financeira
- Aprenda sobre processos de negócios e como o módulo FICO funciona no ECC
- Aplicar treinamento de implementação e integração com outros módulos
- Aplicar treinamento em tempo real com o processo de implementação de ponta a ponta
Publico Alvo
Essa Curso SAP ECC FICO Integradoé altamente adequada para uma ampla gama de profissionais júnior ou já estão no domínio de TI e Finanças, como:
- Profissionais de análise, profissionais que desejam se destacar nas áreas de contabilidade e finanças
- Desenvolvedores e testadores de TI
- Analistas de dados
- Profissionais de BI e relatórios
- Gerentes de projeto
- Cientistas de dados
- Profissionais que aspiram a uma carreira em campos crescentes e exigentes da análise de big data em tempo real
Pre-Requisitos
- Os candidatos não precisam de requisitos específicos para participar deste curso, exceto um conhecimento básico em tecnologia da informação.
- Noções básicas de finanças e contabilidade.
Informações Gerais
- Carga horaria 60h
- Se noturno o curso e ministrado das 19h às 23h, total de 15 noites;
- Se aos sábados o curso e ministrado de 09h às 18h, total de 8 sábados;
- Se in-company o curso e ministrado de acordo com agenda do cliente;
Formato de Entrega:
- Presencial em sala de aula;
- On-line ao vivo em tempo real via vídeo conferencia 100% na presença de um instrutor com a mesma qualidade do curso presencial. Solicite um teste para validar a modalidade on-line na pratica;
- In-company
Instrutores:
- Ambos são capacitados atuando diariamente no mercado e Consultoria SAP, nos mais variados seguimentos de negócios;
- Ambos também são profissionais docente em sala de aula, trazendo sua experiência de mercado para dentro da sala de aula;
Materiais
Português/Inglês
Conteúdo Programatico
Introdução ao SAP ECC
- Introdução ao ERP, vantagens do SAP sobre outros pacotes ERP
- Introdução ao SAP ECC FICO
- Paisagem - conceito do cliente
- Solicitação de transporte - criação, estrutura, tipos, status, liberação e movimentação
Configurações básicas da contabilidade financeira (estrutura da organização)
- Definição de empresa
- Definição da empresa
- Atribuição de empresa para empresa
- Definição da área de negócios
- Definição do plano de contas e tipos de plano de contas
- Atribuição de plano de contas à empresa
- Definição de grupos de contas
- Definindo conta de lucros acumulados
- Definição da variante do exercício fiscal, Exercício fiscal de final curto
- Atribuição da variante do exercício à empresa
- Definição da variante do período contábil
- Atribuição da variante do período contábil à empresa
- Abrir e fechar o período contábil FI
- Definição do tipo de documento e faixas de números (interno e externo)
- Manutenção de variantes de status do campo
- Atribuição da variante de status do campo à empresa
- Definição de grupos de tolerância para contas contábeis
- Definição de grupos de tolerância para funcionários
- Designação de grupos de tolerância aos usuários
- Parâmetros globais
Contabilidade do Razão
- Criação do General Ledger Master (com e sem referência)
- Exibir / Modificar / Bloquear / Desbloquear do mestre de contabilidade
- Lançamento de entrada de documento: lançamentos normais e lançamento com referência
- Exibição e alteração de documentos
- Exibição de saldos contábeis
- Exibir itens de linha da conta contábil
- Documentos estacionados
- Reter documentos
- Criação de documento de amostra e lançamentos com documentos de amostra
- Criação do modelo de classificação contábil e lançamento
- Configuração de layouts de linha para exibição de itens de linha contábeis
- Documentos de acréscimo e diferimento
- Reversão de documentos individuais, reversão em massa, reversão de itens compensados e reversão de documentos de competência e diferimento, reversão
- Tipos de compensação - padrão, parcial e residual
- Definindo tipos de taxa de câmbio, tabela Forex e conversão e tabelas
- Definir taxas de câmbio e lançamento de transações em moeda estrangeira
- Cálculos de juros sobre empréstimos a prazo
- Documentos recorrentes
- Tabelas e relatórios no GL
Contas a pagar
- Criação de grupos de contas de fornecedores
- Criação de intervalos de números para registros mestre de fornecedores
- Atribuição de intervalos de números a grupos de contas de fornecedores
- Criação de grupo de tolerância para fornecedores
- Criação do mestre de fornecedores (exibição / alteração / bloqueio / desbloqueio do mestre de fornecedores) e tabelas relacionadas
- Lançamento de transações do fornecedor (lançamento de faturas, lançamento de pagamento manual, nota de crédito) e tabelas relacionadas
- Configurações para adiantamentos a partes (adiantamento) e compensação de adiantamento contra faturas (transações contábeis especiais)
- Lançamento de pagamento parcial e pagamento residual
- Descontos em dinheiro de fornecedores e condições de pagamento
- Configuração automática do programa de pagamento no formato SEPA
- Dados mestre do banco e bancos da empresa
- Execução F110 - lançamento do banco principal do F110 e lançamento da conta de compensação bancária do F110 e tabelas relacionadas
- Criação de arquivos DME no formato xml e txt e compreensão da estrutura do DME no DMEE
- Geração de aviso de pagamento, geração de resumo de pagamento
- Documentos de estorno de pagamento
- Compensação de fornecedores - padrão, parcial e residual
- Verifique o método de pagamento e crie cheques manual e automaticamente e imprima
- Criação de lotes de cheques e manutenção do registro de cheques
- Verifique as datas de pagamento
- Cancelamento de cheques não emitidos e cheques emitidos
- Criação de motivos nulos
- Cancelamento de cheque emitido
- Exclusão de verificações manuais e verificações anuladas
- Definição de correspondência e extrato de contas das partes
- Cenários em tempo real no APP
- Pagamentos entre empresas - manual e automático
- Tabelas e relatórios no AP e APP
Contas a receber:
- Criação de grupos de contas de clientes
- Criação de intervalos de números para registros mestre de clientes
- Atribuição de intervalos de números para grupos de contas de clientes
- Criação de grupo de tolerância para clientes
- Criação do cadastro do cliente (exibição / modificação / bloqueio / desbloqueio do cadastro do vendedor) e tabelas relacionadas
- Lançamento de transações de clientes (lançamento de faturas de vendas, lançamento de pagamento manual, nota de débito) e tabelas relacionadas
- Configurações para adiantamento de partes (adiantamento)
- Configuração de configurações para cobrança e geração de cartas de cobrança
- Definição de correspondência e extrato de contas da parte
- Descontos à vista para clientes
- Configuração de APP para débito direto de pagamentos recebidos
- Compensação de clientes - padrão, parcial e residual
- Tabelas e relatórios em AR
Contabilidade Bancária
- Banco da casa
- chave do banco
- conta bancária
- Contas de compensação bancária
- Extrato bancário eletrônico (EBS): configuração e execução MT940
- Auto Lockbox: Configuração e execução
- Consulta de caixa / SAP
Migração de Dados
- LSMW (dados mestre)
- BDC (dados da transação)
Contabilidade de Ativos
- Definindo plano de avaliação, áreas de avaliação
- Criação de códigos de imposto de 0% para vendas e compras
- Atribuição do plano de depreciação à empresa
- Definindo determinação de conta
- Definição de regras de layout de tela
- Definição de intervalos de números para classes de ativos
- Integração com as regras de contabilidade e lançamento
- Definindo chave de depreciação
- Definição de métodos multiníveis
- Definição de métodos de controle de período
- Criação dos principais registros mestre do imobilizado
- Criação de registros mestre de sub ativo
- Aquisição / compra de ativos fixos
- Venda / baixa de ativos fixos
- Transferência de ativos (intra e intercompanhia)
- Sucateamento de ativos
- Execução de depreciação
- Relatório de histórico de ativos, explorador de ativos e documentos de ativos
- Partida individual Liquidação de ativos em andamento para obras de capital em andamento
- Atividades de final de ano
- Alterações em massa do ativo
- Tabelas e relatórios em AA
Nova contabilidade do Razão
- Razões paralelas
- Divisão de documentos
Relatórios
- Versão do demonstrativo financeiro (FSV)
- CONTROLANDO
Configurações básicas para controlar
- Definindo área de contabilidade de custos
- Definição de intervalos de números para a área de contabilidade de custos
- Manter versões
Contabilidade de classes de custo
- Criação de classes de custo primárias de FI e CO
- Criação manual e automática de classes de custo primário e secundário
- Agrupamento de classes de custo
- Alterar registros mestre de classes de custo
- Categorias de classe de custo primárias e categorias de classe de custo secundárias
- Classificação contábil padrão
Contabilidade do centro de custo
- Definindo a hierarquia padrão do centro de custo
- Criação de centros de custo e grupos de centros de custo
- Exibir e modificar registros mestre do centro de custo
- Criação de grupos de centros de custo
- Lançamento real nos centros de custo
- Lançamento de itens de linha CO
- Repostagem de custos
- Planejamento para centros de custo
- Relatórios reais e de variação
Título
- Índice estatístico
- Criação e execução do ciclo de distribuição com / sem SKF
- Criação e execução de ciclos de avaliação com / sem SKF
- Criação e execução do lançamento periódico real
Ordens Internas
- Definindo tipos de pedidos
- Criação de registros mestre de ordens internas
- Exibir e alterar registros mestre de ordens internas
- Lançamentos em ordens internas
- Planejando ordens internas
- Como lançar itens de linha co para pedidos internos
- Lançamento de custos para pedidos internos
- Relatório de análise de dados reais e desvio para ordens internas
- Criação de ordens internas reais e estatísticas
- Lançamento de transações comerciais em pedidos reais
- Definição de estruturas de alocação
- Definição de perfis de liquidação
- Definição de perfis de planejamento e orçamento
- Liquidação de ordens internas reais
- Controle de orçamento e disponibilidade
- Manter intervalos de números para orçamento
- Definir tolerâncias para o controle de disponibilidade
- Especificação de classes de custo isentas do controle de disponibilidade
- Manutenção do gerente de orçamento
- Local de trabalho SAP Business
Contabilidade do centro de lucro
- Configurações básicas para contabilidade de centro de lucro
- Criação de centros de lucro fictícios
- Manutenção de parâmetros de controle para lançamentos reais
- Atualização de versões de planejamento para centros de lucro
- Manutenção dos intervalos de números para documentos do centro de lucro
- Criação, modificação e exibição de registros mestre do centro de lucro
- Criação de classes de custo de receita
- Atribuição automática de elementos de receita para centros de lucro
- Atribuição de centros de lucro nos registros mestre do centro de custo
- Criação de grupos de contas na contabilidade de centro de lucro para planejamento
- Planejando itens da conta de ganhos e perdas
- Planejando itens do balanço
- Lançamento de transações em centros de lucro
- Gerando os relatórios de variação para itens da conta de ganhos e perdas
- Gerando relatórios de variação para itens do balanço
- Transferindo saldos de um PC para outro PC
Análise de rentabilidade
- Manter a preocupação operacional e as tabelas relacionadas
- Definir características do segmento de rentabilidade
- Atribuição da área de controle à preocupação operacional
- Ativando a análise de rentabilidade
- Definir intervalos de números para lançamentos reais
- Mapeamento de tipos de condições SD para campos de valor COPA
- Estrutura de transferência PA
- Geração de documentos CoPA a partir de documentos de cobrança e FI
- Criação de relatórios - Report painter
- Visualizando os Relatórios
- Custeio do produto
Planejamento de custos do produto
- Criação de lista de materiais BoM
- Criação de registros mestre do tipo de atividade
- Planejando horas de atividade
- Cálculo do preço do tipo de atividade
- Criação de registros mestre do centro de trabalho
- Criação de roteiros
- Definição de folha de custo (estruturas gerais)
- Atribuição de folha de custo à variante de cálculo de custos
- Estrutura de componentes de custo
- Criação de cálculo de custos com estrutura quantitativa
- Marcação
- Liberação - documento de alteração de preço
- Criação de cálculo de custos sem estrutura quantitativa
- Custeio aditivo
- Objeto de planejamento base (custo de referência ou simulação)
Integração de FI com MM (ciclo P2P)
- Definição de unidades organizacionais na administração de materiais, ou seja, centro, local de armazenamento e organização de compras
- Atribuição de unidades organizacionais entre si
- Definição de grupos de tolerância para pedidos
- Definição de grupos de tolerâncias para entrada de mercadorias
- Definição de grupos de tolerâncias para verificação de faturas
- Definição de tolerâncias específicas do fornecedor
- Criação, exibição e modificação de registros mestre de material
- Criação de parâmetros da planta
- Manutenção de períodos contábeis para administração de materiais
- Manutenção de parâmetros para verificação de faturas
- Manutenção de parâmetros da planta para administração de estoque e inventário físico
- Definição de atributos para tipos de material
- Atribuição de contas contábeis para transações relevantes na contabilidade financeira (integração de MM ao FI)
- Classes de avaliação, código de agrupamento de avaliação
- Criação de pedido, lançamento de entrada de mercadorias, verificação de faturas e saída de mercadorias para produção
- Controle de preço - média padrão e móvel com lançamentos
- Compensação GR / IR de F.13
- Procedimento de precificação MM e adição de frete ao procedimento de precificação
- Relatório de ações MB5B
Integração de FI com SD (ciclo O2C)
- Definição de organização de vendas
- Definição de canais de distribuição
- Definição de divisões e área de vendas
- Atribuição entre várias unidades organizacionais no SD
- Definição de funções do parceiro
- Definições do ponto de expedição e pontos de carregamento
- Definição de procedimentos de precificação
- Determinando os pontos de expedição
- Determinando os procedimentos de precificação
- Manutenção de tipos de condição SD
- Manutenção de registros de condição
- Atribuição de contas contábeis para transações de vendas (integração de FI com SD)
- Criação da ordem do cliente
- Inicialização de estoque
- Lançamento da entrega de mercadorias com IGP
- Criando a fatura de vendas
- Procedimento de precificação SD
Validações e Substituições
- Nível do item de linha
- Nível de cabeçalho
Imposto sobre vendas
- IVA suportado
- Imposto de saída
- Procedimento de imposto sobre vendas
Idocs
- Estrutura de um Idoc
- Caminho do AL11, Fazendo upload e download de arquivos do AL11
- Testando e copiando um Idoc
- Reprocessando um Idoc
Metodologia o mais rápido possível
- Fases na metodologia ASAP
- Plano de projeto
Documentação em tempo real
- Business blue print (BBP)
- Estimativa
- Design de alto nível
- Especificações funcionais
- Script de teste
TENHO INTERESSE