Visão Geral
Este curso apresenta uma introdução prática ao desenvolvimento de jogos digitais utilizando Python. Os participantes aprenderão a criar jogos 2D com Pygame e também a desenvolver projetos na engine Godot utilizando Python (via GDScript com sintaxe semelhante ao Python). O curso cobre desde os fundamentos de programação de jogos até a criação de jogos interativos completos, com foco em lógica, design, física básica, animações, inteligência artificial simples e publicação dos projetos.
Objetivo
Após realizar este curso Python para Criação de Jogos (Pygame, Godot com Python), você será capaz de:
- Entender os fundamentos do desenvolvimento de jogos digitais.
- Criar jogos 2D com Pygame.
- Utilizar a engine Godot com Python (GDScript) para desenvolver jogos interativos.
- Trabalhar com gráficos, sprites, sons e animações em jogos.
- Implementar física, colisões e inteligência artificial simples.
- Exportar e distribuir seus jogos para diferentes plataformas.
Publico Alvo
- Estudantes e iniciantes em programação que desejam aprender desenvolvimento de jogos.
- Desenvolvedores Python que querem expandir suas habilidades para jogos digitais.
- Professores e educadores interessados em usar jogos como ferramenta de ensino.
- Entusiastas que desejam criar seus próprios jogos 2D.
Pre-Requisitos
- Conhecimento básico de Python.
- Noções de lógica de programação.
- Não é necessário conhecimento prévio em desenvolvimento de jogos.
Materiais
Inglês/Português/Lab Prático
Conteúdo Programatico
Módulo 1: Fundamentos do Desenvolvimento de Jogos
- História e conceitos básicos de jogos digitais
- Estrutura de um jogo (game loop, eventos e lógica)
- Ferramentas e bibliotecas de jogos em Python
- Instalação do Pygame e Godot
Módulo 2: Introdução ao Pygame
- Criando a primeira janela de jogo
- Desenhando objetos e trabalhando com superfícies
- Movendo personagens na tela
- Captura de teclado e mouse
- Criando o loop principal do jogo
Módulo 3: Jogos 2D com Pygame
- Sprites, imagens e animações
- Detectando colisões
- Gerenciamento de cenas e estados do jogo
- Sons e efeitos musicais
- Estudo de caso: Criando um jogo de plataforma 2D
Módulo 4: Introdução ao Godot com Python (GDScript)
- Interface e recursos da Godot Engine
- Diferenças entre GDScript e Python
- Criando nós, cenas e scripts
- Movimentação básica de personagens
- Interatividade com inputs e física integrada
Módulo 5: Desenvolvimento de Jogos com Godot
- Trabalhando com sprites, tiles e mapas
- Colisões e áreas de detecção
- Criando interfaces gráficas (HUD)
- Sistemas de partículas e efeitos visuais
- Estudo de caso: Criando um jogo estilo arcade
Módulo 6: Recursos Avançados em Jogos
- Inteligência Artificial básica (inimigos, NPCs, padrões de movimento)
- Criação de fases e progressão do jogo
- Salvando dados do jogador (pontuação, progresso)
- Introdução a jogos multiplayer simples (conceitos de rede)
Módulo 7: Empacotamento e Publicação
- Exportando jogos criados com Pygame
- Exportando jogos no Godot (Windows, Linux, Android, Web)
- Boas práticas de organização de código e assets
- Distribuindo jogos de forma gratuita ou comercial
Módulo 8: Projeto Final
- Desenvolvimento de um jogo completo em Pygame ou Godot
- Definição do conceito, design, mecânicas e lógica
- Implementação, testes e ajustes
- Apresentação do projeto
TENHO INTERESSE