Visão Geral
Curso Modos de Falha e Análise de Efeitos, também documenta o conhecimento atual e as ações sobre os riscos de falhas, para uso na melhoria contínua. O FMEA é usado durante o projeto para evitar falhas.
Iniciado na década de 1940 pelos militares dos EUA , modos de falha e análise de efeitos (FMEA) é uma abordagem passo a passo para identificar todas as falhas possíveis em um projeto, um processo de fabricação ou montagem ou um produto ou serviço. O FMEA pode ser pensado em duas partes:
- “Modos de falha” significa as formas, ou modos, em que algo pode falhar. Falhas são quaisquer erros ou defeitos, especialmente aqueles que afetam o cliente, e podem ser potenciais ou reais
- “Análise de efeitos” refere-se ao estudo das consequências dessas falhas
Hoje, o FMEA é comumente usado quando um processo, produto ou serviço está sendo projetado ou redesenhado, após o desdobramento da função qualidade (QFD), ou quando um processo, produto ou serviço existente está sendo aplicado de uma nova maneira.
Os procedimentos de FMEA também podem ser aplicados antes de desenvolver planos de controle para um processo novo ou modificado ou quando metas de melhoria são planejadas para um processo, produto ou serviço existente.
Além disso, o FMEA é útil ao analisar falhas de um processo, produto ou serviço existente ou periodicamente ao longo da vida do processo, produto ou serviço.
Os analistas acreditam que os benefícios do FMEA são substanciais e incluem:
- Maior confiabilidade, qualidade e segurança de produtos e processos
- Identifique e elimine ou reduza possíveis falhas de produtos e processos
- Documentar e organizar o conhecimento compartilhado para uso atual e futuro
- Reduzir custos e problemas mais tarde no ciclo de vida do produto
- Melhor satisfação do cliente