Visão Geral
O Curso Machine to Machine, refere-se a uma configuração de rede com ou sem fio que permite que dispositivos do mesmo tipo e capacidade se comuniquem livremente.
Esse tipo de sistema pode ser usado de diversas maneiras e avançou nas últimas décadas com a criação de sistemas globais de internet e redes IP, facilitando comunicações aprimoradas e eficientes em longas distâncias e entre um grande número de dispositivos.
Fazer uma máquina se comunicar com outra exige bastante tecnologia, mas os principais elementos envolvidos são sensores, uma rede sem fio e um computador conectado à internet.
O M2M existe porque, durante anos, as máquinas usadas para facilitar nossa vida ficaram mais inteligentes, pois seus processadores e softwares internos dizem a elas o que fazer com base nos parâmetros que fornecemos.
No coração do M2M está uma linguagem conhecida como telemetria, onde máquinas e sensores remotos coletam e enviam dados para um ponto central para análise, seja por humanos ou computadores. Embora a telemetria não seja nova, aplicar novos avanços na tecnologia de rede de modem está levando a ideia um passo adiante.
Por meio de sensores sem fio, computadores e internet, as comunicações M2M expandem o papel da telemetria além de seu uso comum em ciência e engenharia e a colocam em um ambiente cotidiano. As pessoas já estão usando M2M, mas há muito mais aplicações potenciais à medida que sensores sem fio, redes e computadores melhoram, e o conceito é acoplado a outras tecnologias.
De fato, as aplicações das comunicações M2M são abundantes e estão crescendo junto com a enorme interconectividade do sistema da Internet das Coisas.
Por exemplo, casas inteligentes incorporaram a tecnologia M2M de muitas maneiras. É um sistema embarcado que permite que eletrodomésticos e outras tecnologias tenham controle de operações em tempo real, bem como a capacidade de se comunicar remotamente.
M2M agora é comumente usado em monitoramento remoto também. Por exemplo, a comunicação máquina a máquina se tornou extremamente importante em sistemas de gerenciamento de armazém (WMS) e gerenciamento de cadeia de suprimentos como um facilitador de monitoramento, bem como rastreamento de ativos.
Na reposição de produtos, uma máquina de venda automática pode enviar uma mensagem à rede do distribuidor, ou à máquina , quando um item específico estiver acabando para enviar uma recarga.
As empresas de serviços públicos estavam entre as primeiras a criar cenários em que a comunicação M2M é útil. Por meio do uso de medidores inteligentes, as empresas de serviços públicos podem cobrar clientes, bem como analisar fatores do local de trabalho, como temperatura, pressão e status do equipamento. As empresas de serviços públicos também permitem a comunicação máquina a máquina para coletar energia de gás e óleo.
Objetivo
As comunicações de Machine to Machine (M2M) surgiram como uma tecnologia de ponta para comunicação de próxima geração. As comunicações máquina-a-máquina são a troca de dados entre máquinas, uma máquina remota e uma infraestrutura de TI de back-end. A transferência de dados pode ser feita bidirecionalmente, tanto uplink quanto downlink.
A comunicação máquina a máquina (M2M) é considerada um facilitador essencial de aplicações e serviços em uma ampla gama de mercados verticais, incluindo:
- Automotivo
- Eletrônicos de consumo
- Bens de consumo
- Energia e serviços públicos
- Serviços Financeiros
- Serviços de saúde
- Fabricação
- Serviços públicos
- Segurança e Monitoramento
- Transporte e Logística
Neste Curso Machine to Machine, aprenda os conceitos por trás das aplicações de comunicação M2M na rede inteligente, tecnologias habilitadoras e questões em aberto de comunicações M2M, questões de projeto de rede de comunicações M2M para sistema de gerenciamento de energia residencial (HEMS) na rede inteligente, arquitetura de rede para HEMS para coletar status e demanda de consumo de energia de eletrodomésticos, concentração ideal de tráfego HEMS e formação ideal de cluster.