Curso Kotlin Developer para Iniciante
24 horasVisão Geral
- Kotlin é uma linguagem de programação moderna, funcional e orientada a objetos, baseada em Java.
- Neste treinamento ao vivo, ministrado por instrutor, os participantes aprenderão como usar o Kotlin para criar aplicativos profissionais.
Objetivo
Ao final deste treinamento, os participantes serão capazes de:
- Compreender o básico da programação orientada a objetos
- Entenda os conceitos do Kotlin
- Leia o código Kotlin
- Codifique seu próprio aplicativo Kotlin
Publico Alvo
- Iniciantes em programação com ou nem uma experiência em programação
- Desenvolvedores Java experientes interessados em Kotlin
Pre-Requisitos
- Conhecimento básico em informática
- Não é necessária experiência prévia em programação
Informações Gerais
- Carga horaria 24h
- Se aos sábados o curso acontece de 09h às 18h, total de 3 sábados,
- se noturno o curso acontece de segunda a sexta das 19h às 23h, total de 6 noites,
- se in-company o curso acontece de 08h às 17h total de 3 dias,
Formato de Entrega:
- Presencial em sala de aula
- Ou on-line ao vivo em tempo real
Materiais
PortuguêsConteúdo Programatico
Introdução
- Visão geral do Kotlin
- Configurando as ferramentas
- Usando as ferramentas de linha de comando
- Instalando o JDK for Kotlin
- Instalando e configurando o IDE: IntelliJ
- Instalando os plugins
Introdução ao Kotlin
- Introdução à codificação básica com Kotlin
- Aprendendo a arquitetura Kotlin
- Interagindo com o Kotlin usando o REPL
- Criando variáveis no Kotlin
- Compreendendo os diferentes tipos de dados no Kotlin
- Usando cadeias de caracteres no Kotlin
- Entendendo a imutabilidade no Kotlin
- Implementando expressões, instruções e atribuições
- Usando variáveis nulos no Kotlin para segurança nula
- Criando seu primeiro aplicativo independente Kotlin
Implementando instruções condicionais no Kotlin
- Manipulando fluxo de programa condicional com instruções "if"
- Manipulando opções usando instruções "when"
- Explorando os recursos avançados do Kotlin para declarações condicionais
- Gerando números aleatórios usando instruções condicionais
Usando matrizes e listas no Kotlin
- Implementando construções de loop no Kotlin
- Codificação "para" Loops
- Codificação "enquanto" Loops
- Implementando instruções "break"
- Implementando instruções "continue"
- Usando instruções "return"
- Usando etiquetas de loop
- Cálculo da soma de números usando loops
Usando funções no Kotlin
- Criando Funções
- Declarando funções
- Usando parâmetros e retornando um valor
- Usando funções de extensão
- Usando funções embutidas
- Usando funções de ordem superior
Programação Orientada a Objetos com Kotlin
- Visão geral da programação com objetos
- Criando uma classe
- Adicionando Métodos às Classes
- Definindo construtores básicos
- Usando parâmetros nomeados e valores padrão
- Usando classes abertas para permitir herança
- Usando Classes Abstratas
- Criando e usando interfaces
- Manipulação de Substituição
- Criando classes de dados
- Usando singletons e objetos complementares
- Usando enumerações
- Agrupando Classes em Pacotes
- Usando importações
- Implementando ocultação de informações
- Usando Getters e Setters
- Implementando modificadores de visibilidade
- Noções básicas sobre genéricos
- Implementando uma pilha genérica
- Usando funções genéricas
Usando diferentes sistemas numéricos
- Usando números hexadecimais
- Usando números binários
- Usando operadores bit a bit
Implementando Funcionalidades de Entrada e Saída
- Usando Java do Kotlin
- Usando o Kotlin a partir de Java
- Usando Spek para testes
- Solução de problemas
- Resumo e conclusão