Visão Geral
O que é gerenciamento de APIs?
As APIs (interfaces de programação do aplicativo) são os elementos básicos da tecnologia moderna e da infraestrutura empresarial. No nível mais básico, uma API é um software que permite a comunicação entre dois aplicativos. As APIs conectam apps a apps, a servidores e apps a servidores. À medida que os apps, os softwares e a nuvem se tornaram promissores, dominando a tecnologia moderna e o cenário comercial, o número de APIs usadas e gerenciadas pelas empresas disparou.
As áreas de design, desenvolvimento, teste, implantação, governança, segurança, monitoramento e monetização de APIs se tornaram uma parte importante do ciclo de vida do desenvolvimento de software (SDLC, na sigla em inglês) e um grande e crescente setor do ecossistema de tecnologia. Gerenciamento de API é o conjunto de software e processos compatíveis com todos os estágios do ciclo de vida de uma API e do consumidor dela.
Gerenciamento de APIs definido
Gerenciamento de APIs é o processo de desenvolvimento, design, monitoramento, teste, proteção e análise das APIs para organizações. As plataformas de gerenciamento de APIs fornecem um conjunto robusto de software e processos com essa funcionalidade, hospedada no local, na nuvem ou em um ambiente híbrido.
O gerenciamento de APIs permite que as organizações tornem as APIs públicas e privadas consumíveis e escalonáveis. Uma plataforma de gerenciamento de APIs de ciclo de vida completo oferece esses benefícios, incluindo funcionalidades para que os desenvolvedores descubram e usem APIs facilmente, além de permitir que as organizações controlem o acesso, analisem o uso e apliquem as políticas de segurança e governança às APIs.
Na verdade, as plataformas de gerenciamento de APIs são usadas para controlar todo o ecossistema de API de uma empresa, gerenciando o ciclo de vida da API do início ao fim.
O que são ferramentas de gerenciamento de APIs?
Uma plataforma de gerenciamento de APIs repleta de recursos geralmente inclui as seguintes ferramentas:
Portals do desenvolvedor: um site onde os desenvolvedores podem encontrar as informações e credenciais necessárias para usar APIs em apps clientes. Um portal do desenvolvedor pode fornecer documentação interativa, análises para o desenvolvedor, informações de monetização, status de aprovação do app e outras ferramentas e serviços para desenvolvedores.
Design e desenvolvimento: uma experiência de desenvolvedor e um conjunto de ferramentas para projetar e criar produtos de API e para permitir que as APIs sejam usadas pelos sistemas atuais.
Testes: permite realizar diversos tipos de testes, desde testes simulados até testes funcionais, de desempenho e de segurança de APIs.
Gateways de API: um gateway de API executa a mediação e a aplicação de chamadas de API no momento da execução.
Análise e monitoramento: as métricas operacionais, como o uso ao longo do tempo, permitem que os desenvolvedores aumentem a velocidade da implantação e da confiabilidade da API. As métricas de monetização e de negócios, como a receita gerada por uma API específica, permitem que as organizações meçam a integridade dos negócios do ecossistema de APIs.
Gerenciamento de políticas: as políticas definem a operação de uma API, incluindo a frequência com que ela armazena dados em cache, a forma como converte protocolos e cotas para o uso. Gerenciar essas políticas é um aspecto importante da manutenção de uma API.
Segurança e governança: as APIs exigem padrões consistentes para autorização, autenticação, prevenção de abuso e conexão de identidade às credenciais do cliente e do desenvolvedor.