Visão Geral
Este Curso Curso PyTorch para Reinforcement Learning Aprendizado por Reforço é voltado para profissionais e entusiastas da área de inteligência artificial que desejam aprender como utilizar o PyTorch para construir modelos de aprendizado por reforço (Reinforcement Learning, RL). O aprendizado por reforço é uma das áreas mais promissoras da IA, aplicada em jogos, robótica, e sistemas autônomos. O curso aborda os fundamentos do RL, conceitos avançados, algoritmos clássicos e modernos, além de práticas no PyTorch para criar agentes inteligentes que aprendem através da interação com o ambiente.
Conteúdo Programatico
Introdução ao Aprendizado por Reforço
- O que é aprendizado por reforço: visão geral.
- Ambientes, agentes, recompensas e políticas.
- Comparação entre aprendizado supervisionado e aprendizado por reforço.
- Introdução à biblioteca PyTorch para aprendizado por reforço.
Fundamentos de Aprendizado por Reforço
- Modelo de Markov Decision Process (MDP).
- Funções de valor, política e retorno.
- Equações de Bellman.
- Balanceamento Exploração x Exploração.
Algoritmos de Aprendizado por Reforço Clássico
- Q-Learning: Algoritmo e implementação no PyTorch.
- SARSA (State-Action-Reward-State-Action).
- Algoritmos de aprendizado off-policy e on-policy.
- Projeto prático: Implementação de Q-learning e SARSA em PyTorch.
Introdução ao Deep Reinforcement Learning
- Aplicação de redes neurais profundas em aprendizado por reforço.
- DQN (Deep Q-Network): Teoria e implementação no PyTorch.
- Algoritmos de treinamento de redes Q: Replay buffer, target network.
- Projeto prático: Implementação de DQN para jogar um jogo clássico (Ex: Pong, Breakout).
Métodos Baseados em Política
- Política versus métodos baseados em valor.
- Gradiente de política: Algoritmo REINFORCE.
- Implementação de REINFORCE no PyTorch.
- Projeto prático: Treinando um agente com REINFORCE.
Métodos de Aprendizado por Reforço Ator-Crítico
- Algoritmos ator-crítico: Visão geral.
- A2C (Advantage Actor-Critic) e A3C (Asynchronous Advantage Actor-Critic).
- Implementação de ator-crítico no PyTorch.
- Projeto prático: Construindo um modelo A2C/A3C para controle de sistemas dinâmicos.
Algoritmos Avançados de RL: Proximal Policy Optimization (PPO)
- Introdução ao PPO.
- Vantagens de PPO sobre outros métodos de RL.
- Implementação de PPO no PyTorch.
- Projeto prático: Treinando um agente PPO para simulações mais complexas.
Double DQN e Dueling Networks
- Limitando a superestimação de Q-values com Double DQN.
- Melhorias de performance com Dueling Networks.
- Implementação de Double DQN e Dueling Networks no PyTorch.
- Projeto prático: Aplicação de Double DQN em ambientes de alta dimensão.
Deep Deterministic Policy Gradient (DDPG)
- Algoritmo DDPG para controle contínuo.
- Implementação de DDPG para ambientes com ações contínuas.
- Projeto prático: Controle de um robô ou simulação física com DDPG.
Redes Neurais para Políticas Distribuídas: Soft Actor-Critic (SAC)
- Algoritmo SAC: Controle de políticas contínuas com entropia máxima.
- Vantagens do SAC para exploração eficiente.
- Implementação de SAC no PyTorch.
- Projeto prático: Aplicação de SAC em simulações robóticas ou sistemas autônomos.
Multi-Agent Reinforcement Learning (MARL)
- Aprendizado por reforço em cenários com múltiplos agentes.
- Algoritmos de RL cooperativo e competitivo.
- Aplicações em jogos multiagentes e simulações.
- Projeto prático: Implementação de MARL em um ambiente competitivo.
Exploração e Melhoramento da Performance
- Técnicas de exploração avançadas: ε-greedy, softmax, e otimização da exploração.
- Ajuste de hiperparâmetros em RL.
- Aplicação de técnicas de regularização e normalização.
- Projeto prático: Melhorando a performance do agente em um ambiente complexo.
Transferência e Aprendizado por Reforço Hierárquico
- Transfer learning no aprendizado por reforço.
- Aprendizado hierárquico e decomposição de tarefas.
- Projeto prático: Aplicação de aprendizado transferido em diferentes ambientes.
Ambientes Complexos e Aplicações Reais
- Integração com bibliotecas de simulação (OpenAI Gym, Unity ML-Agents).
- Aplicações práticas em robótica, jogos e sistemas de controle.
- Projeto final: Treinando um agente em um ambiente realista e complexo (Ex: robótica, simulação de veículos autônomos).