Visão Geral
Curso CAPL Communication Access Programming Language Foundation, CAPL ou Communication Access Programming language é uma linguagem de programação baseada na programação C. é uma linguagem orientada a eventos e é usada exclusivamente nos ambientes de ferramenta baseados em PC do CANalyzer e CANoe da Vector inc. Em veículos automotivos modernos com unidade de controle eletrônico, é usado para controlar testes, operações de medição e simulação de módulos. O CAPL torna-se popular devido à sua capacidade de analisar o tráfego de rede distribuído e de sintetizar a ECU automotiva em software. O profissional de Engenharia que conhece o CAPL pode analisar mensagens específicas ou dados específicos, explorar o tráfego de dados, criar e modificar o ambiente de medição da ferramenta, criar uma caixa preta para simular o restante da rede, criar um diagnóstico de módulo personalizado ou ferramenta de serviço, crie programas para executar análises personalizadas de arquivos de registro de rede (reprodução), crie filtros de registro complexos, avalie a estratégia de software de rede do módulo gerando quadros de erro CAN na simulação para ver se os módulos estão funcionando corretamente. controle IO externo, relés e fonte de alimentação programável. programar gateway funcional entre ECU, criar camada de rede conforme o padrão, pode automatizar testes de ecu e pode executar serviços de diagnóstico. O curso cobre do nível básico ao avançado com exemplos em tempo real passo a passo. presume-se que o aluno conheça os fundamentos da Eletrônica, do sistema integrado e da programação C em algum nível. relés e fonte de alimentação programável. programar gateway funcional entre ECU, criar camada de rede conforme o padrão, pode automatizar testes de ecu e pode executar serviços de diagnóstico. O curso cobre do nível básico ao avançado com exemplos em tempo real passo a passo. presume-se que o aluno conheça os fundamentos da Eletrônica, do sistema integrado e da programação C em algum nível. relés e fonte de alimentação programável. programar gateway funcional entre ECU, criar camada de rede conforme o padrão, pode automatizar testes de ecu e pode executar serviços de diagnóstico. O curso cobre do nível básico ao avançado com exemplos em tempo real passo a passo. presume-se que o aluno conheça os fundamentos da Eletrônica, do sistema integrado e da programação C em algum nível.
O CAPL e as ferramentas vetoriais correspondentes oferecem:
- suporte para um ou mais canais de comunicação
- controle dos cenários de teste e todas as operações de teste
- operações baseadas em eventos para serem usadas em simulações ou testes
- interconexões com outros aplicativos de PC
O CAPL é um software orientado a eventos porque a execução do script de teste ou a execução da simulação não pode ser considerada uma execução linear. A qualquer momento o programa pode pular para outro procedimento baseado em três tipos diferentes de eventos.
New Mesage > Timer > Key Prossed
Massage Procedure >> Time Procedure >> Key Procedure>>
O navegador CAPL no qual é feito o desenvolvimento completo para testes automáticos ou simulações de carros inclui um editor de texto muito útil para o programa CAPL e também um compilador CAPL.
Um programa escrito em CAPL representa partes ou o comportamento completo de um nó de rede disponível no carro. Para sistemas e simulações mais complexos, o desenvolvedor pode criar vários nós diferentes conectados no mesmo barramento CAN, cada nó com seu próprio software CAPL por trás. Uma simulação de todos os nós é possível para verificar o comportamento . Feito isso, o desenvolvedor pode desativar qualquer nó do BUS de comunicação e conectar o sistema real para testá-lo.
Além da execução geral do programa CAPL, a maioria das ferramentas oferece outros recursos , úteis para testar e depurar sistemas embarcados:
- janela de rastreamento precisa e fácil de usar
- estatísticas de ônibus
- exibição gráfica de mensagens e sinais enviados/recebidos
- capacidades de registro/replay