Visão Geral
O que é ITIL 4 e por que é necessário?
Accredited Traing Oraganization
Vivemos em uma era de mudanças sem precedentes, conhecida como a “Quarta Revolução Industrial”, que criou um ambiente cada vez mais acelerado e complexo, exigindo das organizações mais agilidade, melhor preparo para adaptar o que fazem e agilidade para adotar novas formas de trabalhar para conquistar o sucesso. A estrutura ITIL 4 ajuda as organizações a conectar e alinhar esses diferentes desafios que são relevantes tanto para profissionais de Gerenciamento de Serviço de TI – GSTI (IT Service Management - ITSM) quanto para uma gama mais abrangente de profissionais que trabalham no mundo digital. ITIL 4 é uma expansão das versões anteriores, servindo como uma base prática e flexível para suportar as organizações durante a jornada rumo ao novo mundo da transformação digital. Oferece um modelo operacional de TI/digital completo para entrega e operação de produtos e serviços habilitados pela tecnologia. As equipes de TI estão habilitadas a continuar desempenhando um papel crucial na estratégia mais abrangente de negócio. ITIL 4 suporta o investimento existente que as pessoas e as organizações fizeram em ITIL, já que se trata de uma expansão da estrutura existente. Esse investimento está protegido, porque ITIL 4 fornece uma transição prática e flexível que ajuda as organizações na adoção das novas formas de trabalho do mundo digital moderno.
- O ITIL é o guia mais utilizado no mundo para o gerenciamento de serviços de TI, em sua versão atualizada, ele se posiciona no contexto estratégico, habilitando empresas a superarem os desafios da Indústria 4.0.
- Através de uma abordagem flexível e prática o ITIL® 4 integra e orienta as modernas e emergentes estruturas, guias e métodos como o Lean IT, Agile e DevOps, habilitando as empresas em sua transformação digital com confiança, foco e com a mínima disrupção.
- O curso ITIL® 4 Foundation, contempla a carga horaria oficial de 16h recomendado pela Axelos, sendo o objetivo fundamental deste curso, ajudar os participantes a compreender os conceitos-chave do gerenciamento de serviços e a estrutura de gerenciamento de serviços do ITIL® 4.
- A finalidade do certificado de Foundation da ITIL 4 em Gerenciamento de Serviço de TI é certificar que o candidato obteve conhecimento de terminologia, estrutura e conceitos básicos da ITIL 4 e compreendeu os princípios fundamentais das práticas da ITIL para o gerenciamento de serviço.
COMO SERÁ A COBERTURA DOS MÉTODOS DEVOPS E AGILE NA ITIL 4?
A ITIL 4 refletirá outras estruturas e integrará novos métodos de trabalho, incluindo Agile, DevOps, Lean, governança de TI e liderança.
Existem muitos pontos de contato na ITIL 4. Por exemplo:
Princípios orientadores: São a essência da ITIL 4. Trata-se de um conjunto de princípios que apresenta uma visão abrangente e holística de como uma organização deve gerenciar e executar seu trabalho. O foco na colaboração, automação e simplificação reflete os princípios que constituem as metodologias Agile, DevOps e Lean.
Exemplos:
- Foco no valor (Lean)
- Progredir iterativamente com feedback (Agile)
- Colaborar e promover visibilidade (CALMS/Kanban de DevOps)
- Otimizar e automatizar (Lean/CALMS de DevOps)
Os fluxos de valor mostram como os métodos DevOps ou Agile se conectam ao trabalho de upstream (alinhamento de negócios) e de downstream (liberação, operações e suporte) por meio de uma abordagem holística
As práticas também refletem novos métodos de trabalho, equilibrando a necessidade de manter a governança e o registro com o empoderamento das equipes mais próximas ao trabalho.
Objetivo
Após realizar este Curso ITIL 4 Foundation + Exame ITIL 4, você será capaz de:
Os candidatos devem esperar obter conhecimento e compreensão sobre os itens a seguir após concluir com êxito o curso e o componente de exame relacionado a esta certificação.
- Gerenciamento de serviço como uma prática (compreensão)
- O ciclo de vida de serviço da ITIL (compreensão)
- Conceitos genéricos e definições (conscientização)
- Princípios chave e modelos (compreensão)
- Processos selecionados (conscientização)
- Funções selecionadas (conscientização)
- Papéis selecionados (conscientização)
- Tecnologia e arquitetura (conscientização)
- Competência e treinamento (conscientização)
- No final do curso você vai estar munido de informações para se prepara ainda mais para realizar seu exame ITIL 4 Foundation com êxito.
- Você vai receber simulados + respostas e justificativas dos simulados.
Publico Alvo
O Curso ITIL v4 Fundamentos – Exame ITIL 4, visa fundamentalmente os participantes nos domínios de TI e negócios que desejam dar os primeiros passos no gerenciamento de serviços ou que estão familiarizados com versões anteriores do ITIL e /ou outras fontes das melhores práticas do setor e desejam aprender sobre ITIL 4.
Este curso e a certificação ITIL v4 Foundation, após realizada podem trazer grandes benéficos para as seguintes equipes ou individuo:
- Equipe de suporte de TI
- Consultores de TI
- Gerentes de negócios
- Proprietários de processos de negócios
- Desenvolvedores de TI
- Provedores de serviço
- Integradores de sistema
Pre-Requisitos
- Nenhum, embora a familiaridade com a entrega de serviços de TI seja benéfica, pois facilita o entendimento do participante e o ajuda a passar no exame.
Informações Gerais
- Curso ITIL v4 Fundamentos – Exame ITIL 4
- Carga horaria, 16H
- Se Integral este Curso e ministrado de 09h ás 18h total de 2 dias;
- Se noturno de segunda a quinta das 19h às 23h “4 noites”
- Se aos sábados das 09h às 18h “2 sábados”
- Se in-company o cliente define o melhor horário e período;
Instrutores:
- Ambos são profissionais extremamente capacitados, atuando ativamente no mercado nos mais variados seguimentos de negócios implantando a maturidade ITIL desde suas primeiras versões, além do ITIL ambos os instrutores atuam ativamente com COBIT, SCRUM, DvOps, PMP, Agile, BPM2.0 BABOK3.0, Lean IT, entre outros que compõe esta área tão abrangente:
Incluso no Curso:
- Exame ITIL 4 Fondation OLP (online Proctoring) + Apostila em português + E-book Axelos/Peoplecert
Os instrutores também são certificados em:
- ITIL v2, v3 e ITIL 4
- ITIL Expert
- PMP/PMI/ACP
- BPM 2.0
- DevOps
- Scrum
Materiais
Apostilas - Exame - Simulados: Ambos em Português
Conteúdo Programatico
Plano de Ensino do Curso ITIL 4 Foundation Preparatório para a Certificação ITIL 4. O plano de ensino orientará o desenho, desenvolvimento e uso de materiais de treinamento, bem como treinamento que tenha por objetivo ampliar a compreensão e competência em Gerenciamento de Serviço de TI, conforme descrito nas publicações Estratégia de Serviço ITIL (ES), Desenho de Serviço ITIL (DS), Transição de Serviço ITIL (TS), Operação de Serviço ITIL (OS), Melhoria Contínua de Serviço ITIL (MCS), Introdução à ITIL e no Glossário ITIL.
- O plano de ensino foi elaborado de modo a proporcionar facilidade de referência, extensibilidade e facilidade de manutenção.
- Os candidatos ao certificado de Fundamentos da ITIL em gerenciamento de serviço de TI devem concluir todas as unidades e serem aprovados no exame correspondente para obter a certificação. Os provedores de treinamento são livres para estruturar e organizar o treinamento da maneira que considerarem mais adequada, desde que as unidades abaixo sejam adequadamente cobertas.
- Recomenda-se enfaticamente que os provedores de treinamento não estruturem seus cursos apenas seguindo a ordem das unidades de treinamento descritas neste documento.
- Ele foi criado para ser flexível de modo que os provedores de treinamento possam agregar valor conforme apropriado. São recomendados três dias de estudo, quando utilizado o modelo de ensino presencial em sala de aula, podendo estar incluso o exame final.
Agenda do Curso:
- Módulo 1 – Introdução e Conceitos chave de Gerenciamento de Serviços
- Módulo 2 – Conceitos chave do ITIL® 4
- Módulo 3 – O Sistema de Valor de Serviço
- Módulo 4 – Cadeia de Valor de Serviço
- Módulo 5 – Princípios Orientadores
- Módulo 6 – As práticas do ITIL® 4
- Módulo 7 – Vamos Falar do Exame ITIL® v4
Módulo 1: Introdução e Conceitos chave de Gerenciamento de Serviços
- O Sistema de Valor de Serviço ITIL
- As 4 Dimensões do Gerenciamento de Serviço
- Entendendo Valor
- Organizações facilitam a criação de Valor
- Como a entrega de valor é gerada/criada?
- Provedores e Consumidores “Co-Criam” Valor
- Papéis de Consumidores de Serviço
- Outros Stakeholders
- Serviços e Produtos
- O que um serviço oferece?
- O que são Relações de Serviço
- Provisão/Fornecimento de Serviço
- Consumo de Serviço
- Modelo de Relacionamento de Serviço
- Valor: Resultado, Custos e Riscos
- Saídas e Resultados
- Utilidade e Garantia
Módulo 2: Conceitos chave do ITIL® 4
- Módulo 2: As 4 Dimensões do Gerenciamento de Serviços
- Organizações e Pessoas
- Informação e Tecnologia
- Parceiros e Fornecedores
- Fluxos de Valor e Processos
- Fatores Externos
Módulo 3: O Sistema de Valor de Serviço
- O Sistema de Valor de Serviço do ITIL
- Ideia Chave
- O propósito o Sistema de Valor de Serviço
- Oportunidades e demandas
- Princípio orientador
- Governança
- Prática
- Melhoria contínua
Módulo 4: Cadeia de Valor de Serviço
- A Cadeia de Valor de Serviço
- Cadeia de Valor de Serviço: Engajar
- Cadeia de Valor de Serviço: Planejar
- Cadeia de Valor de Serviço: Desenho e Transição
- Cadeia de Valor de Serviço: Entregar e Suporte
- Cadeia de Valor de Serviço: Melhorar
Módulo 5: Princípios Orientadores
- Os Princípios Orientadores
- Ideia Chave
- Foco no Valor
- Comece de onde esta
- Progrida Iterativamente com Feedback
- Colabore e Promova Visibilidade
- Pense e Trabalhe de Forma Holística
- Mantenha simples e prático
- Otimize e automatize
Módulo 6: As práticas do ITIL 4
Práticas Gerais de Gerenciamento
- Práticas de Gerenciamento de Serviço
- Práticas de Gerenciamento Técnico
- Práticas ITIL
- Práticas Gerais de Gerenciamento
- Melhoria Contínua
- Gerenciamento de Segurança da Informação
- Gerenciamento de Relacionamento
- Gerenciamento de Fornecedor
- Práticas de Gerenciamento de Serviço
- Controle de Mudanças
- Gerenciamento de Incidente
- Gerenciamento de Ativo de TI
- Gerenciamento de Monitoramento e Evento
- Gerenciamento de Problema
- Gerenciamento de Liberação
- Serviço de Gerenciamento de Configuração
- Service Desk
- Gerenciamento de Nível de Serviço
- Gerenciamento de Requisição de Serviço
- Práticas de Gerenciamento Técnico
- Gerenciamento de Implantação
Curso ITIL v4 Fundamentos – Exame ITIL 4
- Duração do exame 60 minutos
- Para candidatos que não falam o idioma portuguesa, podem receber 25% de tempo extra
- O exame ITIL 4 e composto por 40 questões
- Para passar no exame ITIL 4 com êxito o aluno precisa atingir o grau de 65% de aprovação
Exame OLP (online Proctoring) + E-Book
Vídeo com Instruções para quem vai fazer o exame via, OLP
Take2 -
Garanta uma segunda tentativa no exame ITIL 4 Foundation caso não passe no exame com êxito, comprando esta opção antes mesmo de realizar seu exame ITIL 4 Foundation, você terá uma segunda tentativa para fazer seu exame ITIL 4 Foundation por menos da metade do valor real do PRIMEIRO exame, consulte-nos sobre o Take2
ITIL®
- ITIL® é uma marca registada da AXELOS Limited, utilizada sob autorização da AXELOS Limited. Todos os direitos reservados.
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