Curso Scrum Master I Preparatório para a Certitificacao PeopleCert

  • Digital Transformation

Curso Scrum Master I Preparatório para a Certitificacao PeopleCert

16 horas
Visão Geral

Impulsionando o sucesso da equipe com PeopleCert Scrum Master

Como funciona o Scrum?

  • Este curso prepara você para o exame de certificação Scrum Master I
  • Scrum usa uma estrutura baseada em evidências que maximiza a capacidade da equipe de responder aos requisitos emergentes, entregar valor rapidamente e se adaptar às novas condições de mercado.
  • O objetivo desta abordagem é compreender e responder às necessidades do cliente em tempo hábil e gerenciar qualquer outro desafio imprevisível que possa ocorrer para o qual uma abordagem sequencial não seja adequada.
  • IT Solutionss e um TC-Centro Teste Oficial para você realizar seu exame Scrum Master I e Scrum Master II
Objetivo

Apos realizar este curso você será capaz de:

  • A definição e o propósito do Scrum
  • Os três pilares do Scrum: inspeção, adaptação e transparência 
  • Os cinco valores Scrum: compromisso, foco, abertura, respeito e coragem 
  • As características de Scrum Masters eficazes, proprietários de produtos e equipes de desenvolvimento 
  • Os objetivos de diferentes eventos, artefatos e regras no Scrum 
  • Como o planejamento multinível pode ajudar sua equipe a desenvolver metas de longo prazo e criar estratégias mais realistas para alcançá-las
  • Como identificar os atributos do backlog do produto e entender como ele pode evoluir conforme seu produto e ambiente mudam 
  • As técnicas de gerenciamento de dívida técnica 
  • O propósito e as etapas envolvidas nos eventos Scrum, como preparação do backlog do produto, planejamento do sprint, execução, Scrum diário, revisão e retrospectiva
Publico Alvo

PeopleCert Scrum Master I é direcionado a qualquer profissional que deseja se tornar um membro eficiente de um ambiente Scrum.

  • A qualificação PeopleCert Scrum Master I é direcionada a qualquer profissional que deseja se tornar um membro eficiente de um ambiente Scrum.
  •  Exige que os candidatos desenvolvam e demonstrem um conhecimento e compreensão sólidos dos termos, princípios, ferramentas e práticas do Scrum, bem como demonstrem sua capacidade de usar ferramentas de forma eficiente e eficaz. 
  • Um nível mais avançado de habilidades e conhecimento é coberto nos próximos 2 níveis do esquema de qualificação PeopleCert Scrum (PeopleCert Scrum Master II e PeopleCert Scrum Product Owner). 
  • Engenheiro de software
  • Gerente de Produto
  • Lider do Time
  • Analista de negócios
Informações Gerais
  • Carga horaria, 16h
  • Se noturno este curso e ministrado de segunda-feira a quinta-feira das 19h às 23h, total de 4 noites,
  • Se aos sábados este curso e ministrado das 09h às 18h, total de 2 sábados,
  • Se in-company este curso e ministrado de acordo com a agenda do cliente,
  • Se integral este curso e minsitrado das 09h às 18h, total de 2 dias,

Formato de entrega:

  • On-line ao vivo via Microsoft Teams, na presença de um instrutor/consultor com vasta experiência no mercado, onde toda essa bagagem e exposta em sala de aula agregando ainda mais valor ao curso.
  • Instrutores:
  • Ambos são profissionais certificados em Scrum Master I, Scrum Master II, ITIL 4, ITIL 4 Expert, PMP/ACP, DevOps, BPM2.0, PM/PMI, ISO, DPO, entre outras certificações de mercado.

Exame:

  • Após realizar este curso você já pode fazer o agendamento de seu exame.
  • IT Solutionss um TC-Centro de Teste, parceira da Peoplecert Certificadora a nível mundial.
  • Que pontuação preciso obter para passar no exame?
  • A nota de aprovação é 70% (você precisa acertar 28 de 40 questões).

Onde posso fazer meu exame:

  • No TC-Centro de Teste, IT Solutionss, que fica na av. Paulista N° 509 ao lado da estação do Metro Brigadeiro,
  • Ou você pode fazer seu exame on-line acompanhado de um proctor on-line, faça contato via WhatsApp +55 011 9 8953-8598 para mais informações.
Materiais
Português/Inglês
Conteúdo Programatico
  1. Introdução à Gestão Ágil de Projectos
  2. Uma Introdução ao Scrum
  3. A Equipa Scrum
  4. Artefactos de scrum
  5. Scrum Eventos
  6. Libertar o Incremento

Introdução à Gestão Ágil de Projectos

  1. O que é o Agile?
  2. Definir o termo "Ágil" como um adjectivo utilizado para descrever um estilo flexível e iterativo de gestão de projectos e identificar termos-chave utilizados para descrever abordagens Ágeis.
  3. Identificar os quatro valores do Manifesto Ágil.
  4. Identificar os doze princípios do Manifesto Ágil.
  5. Recordar as três características de valor.
  6. Identificar os benefícios da utilização de uma abordagem de gestão ágil de projectos.

Metodologias ágeis

  1. Metodologias ágeis
  2. Identificar os factores que contribuem para o sucesso de uma abordagem ágil de gestão de projectos.
  3. Identificar as características das abordagens de desenvolvimento preditivo.
  4. Identificar as características das abordagens de desenvolvimento adaptativo.
  5. Recordar o significado do desenvolvimento iterativo e do desenvolvimento incremental.
  6. Identificar critérios para quando é melhor utilizar uma abordagem Ágil ou em cascata.

Uma Introdução ao Scrum

  1. O que é Scrum?
  2. Definir o termo "Scrum".
  3. Compreender o Ambiente Scrum.
  4. Conheça a História do Scrum.

O Guia Scrum

  1. Descrever os principais benefícios da utilização do Scrum.
  2. Identificar o empirismo e o pensamento Lean como a base da teoria de Scrum.
  3. Identificar os três pilares do Scrum: inspecção; adaptação; e transparência.
  4. Explicar os cinco valores Scrum: compromisso; foco; abertura; respeito; e coragem.

A Equipa Scrum

  1. Recordar a composição, responsabilidades, e responsabilidades da equipa Scrum.
  2. Compreender como uma equipa Scrum difere de uma equipa tradicional (ou seja, sem gestor de projecto).
  3. Descrever equipas multifuncionais e auto-geridas.
  4. Identificar os requisitos para a auto-gestão de equipas.
  5. Descrever um profissional em forma de T.

Papéis e Responsabilidades

  1. Recordar a descrição dos Desenvolvedores e as suas responsabilidades.
  2. Recordar a descrição e características do Proprietário do Produto (que é uma única pessoa) e as suas responsabilidades.
  3. Recordar a descrição e os traços do Scrum Master e as suas responsabilidades.

Mestre Scrum

  1. Explicar como o Scrum Master serve a equipa Scrum.
  2. Explicar como o Scrum Master serve o Proprietário do Produto.
  3. Explicar como o Scrum Master serve a organização.

Equipas e Ambiente de Trabalho

  1. Descrever o ambiente de trabalho das equipas co-locadas.
  2. Descrever o ambiente de trabalho das equipas distribuídas.

Artefactos de scrum

  1. Artefactos em scrum
  2. Recordar o significado da palavra artefactos.
  3. Identificar os artefactos do Scrum e os seus compromissos.

O Backlog de Produtos

  1. Recordar as definições de produto e objectivo do produto.
  2. Descrever a acumulação de produtos.
  3. Recordar as etiquetas comuns utilizadas para os produtos em atraso.
  4. Relembrar a progressão de uma história épica para uma história de utilizador.
  5. Relembrar a descrição de um épico.
  6. Relembrar a descrição de uma epopéia.
  7. Relembrar a descrição de uma história de utilizador.
  8. Identificar as sugestões de como escrever boas histórias de utilizador.
  9. Explicar os critérios de aceitação.
  10. Relembrar os tipos de critérios de aceitação.
  11. Relembrar o significado do DEEP.
  12. Descrever o refinamento da carteira de produtos.
  13. Explicar o refinamento da carteira de produtos.
  14. Descrever a definição de pronto.
  15. Relembrar o objectivo do refinamento da carteira de produtos.
  16. Descrever quando o refinamento acontece.
  17. Relembrar os conceitos básicos de dimensionamento.
  18. Explicar a técnica de dimensionamento do 'tempo ideal'.
  19. Identificar as vantagens/desvantagens do dimensionamento do 'tempo ideal'.
  20. Explicar a técnica de dimensionamento de 'pontos da história'.
  21. Identificar as vantagens/desvantagens do dimensionamento de 'pontos de história'.
  22. Identificar outras escalas de dimensionamento.
  23. Explicar a utilização da Sequência de Fibonacci no ambiente Scrum.
  24. Descrever a abordagem do Póquer de Planeamento ao dimensionamento de PBIs.
  25. Explicar como se joga Póquer de Planeamento.
  26. Descrever a abordagem de dimensionamento de triangulação.
  27. Explicar a técnica de priorização MoSCoW.

O atraso do sprint

  1. Descrever o atraso do sprint.
  2. Identificar o conteúdo do sprint em atraso.
  3. Descrever o objectivo de sprint.

O incremento

  1. Descrever o incremento.
  2. Recordar o significado da 'Definição de Feito' e como pode evoluir através do tempo.
  3. Compreender a utilização de uma "definição de feito" partilhada/consistente entre múltiplas equipas que trabalham num Backlog de Produtos.
  4. Compreender a importância de uma forte "definição de feito" e saber como este pode ser criado.

Eventos Scrum

  1. Descrever o objectivo dos eventos Scrum.
  2. Explicar o planeamento do produto antes dos sprints.
  3. Descrever a planificação do produto.
  4. Descrever a planificação da cebola.

O básico do sprint

  1. Descrever o conceito de um sprint.
  2. Identificar os eventos de sprint.
  3. Recordar o significado de "timeboxing".
  4. Relembrar a duração dos eventos de scrum com caixa de tempo.

Planeamento de Sprint

  1. Descrever o evento de planeamento do sprint.
  2. Identificar as entradas e saídas do evento de planeamento de sprint.
  3. Recordar o significado da capacidade tal como é utilizada na planificação de sprint.
  4. Calcular a capacidade.
  5. Relembrar o conceito de velocidade.
  6. Relembrar como creditar "trabalho feito" como parte da velocidade.
  7. Relembrar os três tópicos abordados durante o planeamento de sprint.
  8. Descrever o tópico um do planeamento de sprint - Porque é que este sprint é valioso?
  9. Descrever o tópico dois do planeamento de sprint - O que pode ser feito neste sprint?
  10. Descrever o planeamento de sprint tópico três - Como é que o trabalho escolhido será feito?
  11. Explique o conceito de uma acumulação visível de sprint.

Execução de Sprint

  1. Descrever a execução em sprint.
  2. Recordar as entradas, saídas, e participantes da execução de sprint.
  3. Identificar os aspectos de alto nível da execução de sprint.
  4. Descrever as questões utilizadas para o planeamento de tarefas.
  5. Descrever a gestão do fluxo e o desempenho das tarefas.
  6. Descrever o quadro Scrum e a forma como é utilizado.
  7. Recordar a finalidade do diagrama de queima do sprint.
  8. Relembrar o conteúdo do quadro Scrum expandido.
  9. Relembrar a explicação do Scrum diário.
  10. Relembrar a duração e os participantes no Scrum diário.
  11. Relembrar as regras do Scrum diário.
  12. Relembrar as quatro perguntas possíveis para o Scrum diário.
  13. Identificar os benefícios do escrutínio diário.
  14. Identificar o que acontece com histórias incompletas num sprint.
  15. Relembrar o que acontece se o trabalho for terminado mais cedo.

Revisão de Sprint

  1. Descrever a revisão do sprint.
  2. Identificar as entradas, saídas e participantes da revisão de sprint.
  3. Identificar os benefícios da revisão de sprint.
  4. Explicar o que acontece durante a revisão de sprint.

Retrospectiva Sprint

  1. Recordar o objectivo da retrospectiva do sprint.
  2. Identificar as entradas, saídas e participantes da retrospectiva do sprint. 5.6.3 Explicar o que acontece durante a retrospectiva do sprint.
  3. Identificar o formato das histórias de melhoria.
  4. Recordar a utilização do quadro de melhoramentos.

Libertar o Incremento

  1. Descrever o Planeamento da Libertação.
  2. Descrever o tempo de lançamento.
  3. Identificar as variáveis que afectam o planeamento da libertação.
  4. Recordar o significado de liberação de escopo fixo e liberação com data fixa.
  5. Relembrar a definição do atraso da liberação e identificar quem é responsável pela sua gestão.
  6. Explicar o caminho do Backlog de Produtos para o Backlog de Lançamentos.
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