Curso Pensamento Critico e Resolucao de Problemas para Lideres do Servico Publico

  • Logistics Warehouse & Transport

Curso Pensamento Critico e Resolucao de Problemas para Lideres do Servico Publico

24 horas
Visão Geral

Curso Pensamento Crítico e Resolução de Problemas para Líderes do Serviço Público, O pensamento crítico é a capacidade de pensar de forma clara e racional, usando a informação para resolver problemas nas nossas equipas e organizações. É uma habilidade empresarial essencial que nos permite pensar fora da caixa, identificar consequências e inconsistências, construir e avaliar argumentos, identificar ideias relevantes e resolver problemas sistematicamente.

Este Curso Pensamento Crítico e Resolução de Problemas para Líderes do Serviço Público permite que os delegados apliquem as habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas na economia do conhecimento global para que possam lidar com a mudança de forma rápida e eficaz. Eles retornarão às suas organizações aptos a analisar informações de diversas fontes para solucionar problemas.

  • Estratégias para aplicar o pensamento crítico em equipes e organizações
  • Resolver problemas usando a gama de técnicas disponíveis
  • Compreender as preferências pessoais e adaptá-las às situações e outras pessoas
  • Aplicações práticas de pensamento crítico e ferramentas de resolução de problemas no local de trabalho
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas em equipes e unidades de negócios

IMPACTO ORGANIZACIONAL

As organizações se beneficiam quando os líderes e gerentes dedicam tempo para pensar sobre os problemas antes de agir, incluindo:

  • Olhando de forma abrangente para um problema, fazendo brainstorming e apresentando soluções para outros problemas não resolvidos
  • Olhando além das soluções convencionais e adotando novas ideias para resolver problemas
  • Incentivar mais equipes e funcionários a trabalharem juntos na solução de problemas da empresa
  • Desenvolver várias soluções para um problema e ser capaz de selecionar o mais adequado em qualquer situação
  • Evitar cometer erros e tirar conclusões precipitadas
  • Tomar decisões que tragam benefícios a longo prazo para o negócio
  • Reunir informações e analisar fatores internos e externos antes de tomar decisões
  • Tomar decisões que levem em conta todas as opiniões das partes interessadas

IMPACTO PESSOAL

Os participantes poderão:

  • Faça conexões lógicas entre as ideias
  • Explique seu raciocínio de maneira racional
  • Participar e avaliar discussões e debates
  • Detectar inconsistências e erros comuns de raciocínio
  • Resolver problemas sistematicamente por conta própria e em equipe
  • Justificar suas próprias opiniões e recomendações
Objetivo

Após realizar este Pensamento Crítico e Resolução de Problemas para Líderes do Serviço Público, você será capaz de: 

  • Reconhecendo quando usar o pensamento crítico em situações de negócios
  • Pensar com clareza e resolver problemas racionalmente
  • Analisar informações de diversas fontes na resolução de problemas
  • Desenvolver, avaliar e selecionar novas ideias
  • Autorreflexão crítica e autoavaliação para justificar decisões
Publico Alvo
  • Membros da equipe de gerenciamento sênior
  • Diretores de Programas e Gerentes de Projetos
  • Chefes de Unidades Funcionais de RH, TI, Finanças e Estratégia
  • Chefes de Equipe de Atendimento ao Cliente, Marketing e Vendas
  • Pessoas com potencial de liderança que estão se preparando para sua próxima função
Materiais
Português/Inglês + Exercícios + Lab Pratico
Conteúdo Programatico

Tornando-se um pensador crítico

  1. Definições de pensamento crítico - análise racional, cética e imparcial, avaliação de evidências factuais
  2. As habilidades que precisamos para o pensamento crítico
  3. Principais características dos pensadores críticos
  4. Melhorando as Habilidades de Pensamento Crítico
  5. Desenvolvendo a capacidade de raciocinar lógica e racionalmente
  6. Como se engajar no pensamento reflexivo e independente
  7. Avaliando nossas habilidades de pensamento crítico
  8. Habilidades de raciocínio gratuitas, incluindo criatividade
  9. Usando o Teste de Reflexão Cognitiva

Adotando uma abordagem sistemática para a solução de problemas

  1. Identificando e Articulando o Desafio - questão ou problema a ser resolvido
  2. Os principais modelos de resolução de problemas
  3. Identificando possíveis soluções usando o modelo CREATE
  4. Implementação de soluções usando ferramentas de análise e priorização
  5. Superando Obstáculos para Resolver Problemas
  6. Suporte vencedor para sua solução preferida
  7. Técnicas de Resolução de Problemas para Indivíduos
  8. Técnicas de Resolução de Problemas para a Equipe

Compreendendo suas preferências pessoais

  1. Avaliando sua abordagem preferida para pensar
  2. Aprimorando o pensamento do cérebro inteiro – cérebro esquerdo e direito
  3. Reconhecendo e adaptando-se aos estilos de pensamento preferidos de colegas e membros da equipe
  4. Explorando sua criatividade
  5. Identificando as coisas que estimulam sua criatividade
  6. Eliminando Barreiras Pessoais à Inovação
  7. Alongamento fora do seu estilo pessoal

Habilidades para pensamento crítico e resolução de problemas

  1. Registrando o processo criativo usando mapas mentais, gráficos conceituais, fluxogramas, triangulação e meta-pensamento
  2. Construindo conhecimento com blocos de dados e informações
  3. Ferramentas e técnicas para se tornar mais criativo
  4. Habilidades e práticas de leitura crítica
  5. Falar e ouvir criticamente
  6. Raciocinar e argumentar logicamente
  7. Usando palavras para influenciar e persuadir
  8. Apresentar evidências e justificar opiniões e conselhos

Aplicando o pensamento crítico em sua equipe

  1. Incentivo ao pensamento criativo em grupo
  2. Opções de brainstorming para uso em equipes
  3. Como desafiar suposições de maneiras construtivas
  4. Garantir que as equipes evitem pensar em grupo
  5. Incentivar o pensamento crítico entre os membros da equipe
  6. Desenvolvendo um Plano de Ação Pessoal com base em Seus Pontos Fortes e Áreas de Desenvolvimento Identificadas durante este Programa
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