Curso Kotlin for iOS Developers
24 horasVisão Geral
- Kotlin é uma linguagem de programação moderna, funcional e orientada a objetos, baseada em Java.
- Neste treinamento ao vivo, conduzido por instrutor, os participantes aprenderão a programação Kotlin à medida que avançam na criação de um aplicativo Android baseado em um aplicativo iOS existente.
Objetivo
Ao final deste treinamento, os participantes serão capazes de:
- Entenda os conceitos fundamentais da programação Kotlin, aproveitando o conhecimento do Swift e do iOS.
- Construa uma interface do usuário do Android usando o Kotlin.
Publico Alvo
- Desenvolvedores iOS e Swift interessados em mudar seus aplicativos para Android usando o Kotlin
Pre-Requisitos
- Experiência com programação Swift
Informações Gerais
- Carga horaria 24h
- Se aos sábados o curso acontece de 09h às 18h, total de 3 sábados
- Se noturno o curso acontece das 19h às 23h, total de 6 noites,
Formato de Entrega:
- Presencial em Sala de alua
- On-line ao vivo em tempo real
Materiais
PortuguêsConteúdo Programatico
Introdução
- Configurando as ferramentas para o Kotlin
- Usando as ferramentas de linha de comando
- Instalando o JDK for Kotlin
- Instalando e configurando o IDE: IntelliJ
- Instalando os plugins
Configurando as ferramentas para desenvolvimento Android
- Instalando o Android Studio
- Iniciando um novo projeto
- Configurando o emulador
- Configurando a biblioteca
Configurando o Kotlin no Android
- Introdução ao Kotlin e à sintaxe do Kotlin
- Visão geral do Kotlin
- Aprendendo a arquitetura Kotlin
- Aprendendo a sintaxe Kotlin
- Usando os principais recursos do Kotlin
Comparando semelhanças e diferenças de Kotlin e Swift
- Fundamentos
- Matrizes
- Dicionários
Aprofundando a programação com Kotlin vs. Swift
- Aprendendo os tipos de aulas
- Criando uma classe
- Adicionando Métodos às Classes
- Definindo construtores básicos
- Usando parâmetros nomeados e valores padrão
- Usando classes abertas para permitir herança
- Criando, declarando e usando funções no Kotlin
- Usando parâmetros e retornando um valor
- Criando e usando interfaces
- Usando enumerações
- Noções básicas sobre genéricos
- Implementando uma pilha genérica
- Usando funções genéricas
- Usando funções de extensão
Trabalhando com Java do Kotlin e vice-versa
- Trabalhando com a camada de dados
- Visão geral da camada de rede
- Usando entidades e terminais
- Implementando Interatores de Rede
- Artigos GET
- Artigos do POST
- Finalizar
- Configurando espaço para o banco de dados SQLite
- Trabalhando com banco de dados de região
- Implementando tarefas comuns na camada de dados
Noções básicas sobre o ciclo de vida do aplicativo Android vs. iOS
- Simples
- Complexo
- Rosqueamento
Usando o layout da interface do usuário XML
- Visão geral dos componentes comuns da interface do usuário entre Apple e Android
- Adicionando eventos da interface do usuário
- Criando uma atividade
- Usando o RecyclerView
Solução de problemas
Resumo e conclusão