Curso PMO - Escritório de Projetos

  • Project Management

 Curso PMO - Escritório de Projetos

16H
Visão Geral
  • O que é um Escritório de Projetos (PMO)? Por que sua empresa precisa de um PMO? O que faz um PMO? Quais são as melhores práticas para um PMO? Quais ferramentas de controle utilizar? Quais os fatores críticos de sucesso? O que diferencia um PMO de um Gerente de Projetos?
  • A área de projetos nunca esteve tão valorizada, naturalmente porque, com exceção dos processos consolidados pelas empresas, tudo que é novo é projeto. 
  • Os Escritórios de Projetos ou PMO’s, são de extrema importância para as empresas, pois são os responsáveis em gerar indicadores de performance (KPI’s) para todos os envolvidos nos projetos (stakeholders), principalmente a alta direção, e disseminar a metodologia para os gerentes de projetos.
  • Se a sua empresa já tem um PMO, vamos ajudá-lo a validar se as melhores práticas estão sendo utilizadas, caso não possua um PMO, essa é a oportunidade de vivenciar um passo a passo para a sua implantação.
Objetivo

Metodologia:

Exposição conceitual, explicação de premissas relacionadas ao assunto, utilização de exemplos práticos, vídeos e incentivo a participação voluntária dos integrantes, com questionamentos e situações vividas no dia a dia das empresas.

Publico Alvo

Executivos envolvidos em projetos, Presidentes, Vice-Presidentes, CIO’s, Diretores, Gerentes de PMO, Gerentes de Projetos, Gerentes de Programas, Gerentes de Portfólio, integrantes do PMO e todos aqueles que participam ou têm interesse na área de gerenciamento de projetos.

Pre-Requisitos
  • Recomendamos que os alunos tenham conhecimento em gerenciamento de projetos e experiência em gerenciamento.
Informações Gerais
  • Carga horaria 16h
  • Se noturno de segunda a sexta das 19h às 23h, total de 4 noites
  • Se aos sábados de 09h às 18h, total de 2 sábados 
  • Se in-company de 08 às 17h, total de 2 dias

Formato de Entrega:

  • Presencial em sala de aula
  • On-line ao vivo em tempo real na presença de um instrutor 
Materiais
Português
Conteúdo Programatico
  • Visão Geral do PMO
  • Histórico do PMO
  • O que é um PMO
  • Tipos de PMO
  • Modelos de PMO
  • Importância do PMO
  • Missão, visão, valores, estratégia e objetivos do PMO
  • Função de um PMO
  • Diferenças entre o PMO e os Gerentes de Projetos
  • Equipe do PMO
  • Membros do PMO
  • Atribuições do PMO
  • Papéis e responsabilidades do PMO
  • Avaliação de PMO implantado ou validação de planejamento para futura implantação
  • Ambiente corporativo
  • Metodologia adotada
  • Treinamentos e Coaching
  • Auditoria
  • Consolidação de métricas
  • Serviços adicionais oferecidos
  • Benefícios alcançados
  • Grau de maturidade
  • Fatores críticos de sucesso
  • Como o PMO pode medir performance
  • Avaliação com base nas áreas de conhecimento do PMI
  • O conceito de valor agregado
  • Indicadores de performance de projetos
  • Performance dos gerentes de projetos
  • Ferramentas utilizadas
  • Passo a passo para a criação ou validação de um PMO
TENHO INTERESSE

Cursos Relacionados

Curso Analista de Negócios Preparatório Certificação IIBA

32 horas

Curso Analista de Negócios 3.0

16 horas

Curso Técnicas de Modelagem para Analistas de Negócios

24 horas

Curso Analista de Negócios Ágil

16 horas

Curso Técnicas de Modelagem Para Analistas de Negócios

Curso Agile Project Management

16 horas

Curso Analista de Negócios Fundamentos

Curso Desenvolvimento de Requisitos e Documentação de Gestão

24 horas

Curso de Extensão e Foundation Agile Tester

16horas

Curso PMI-ACP Métodos Ágeis Preparatório para Cerificação

24 horas