Curso Gerenciamento de Incidentes Foundation

  • ITIL Gestão & Governança

Curso Gerenciamento de Incidentes Foundation

24 horas
Visão Geral

Este Curso Gerenciamento de Incidentes Foundation, fornece conhecimento fundamental para aqueles em funções relacionadas à segurança que precisam entender as funções de um recurso de gerenciamento de incidentes e a melhor forma de executar essas funções. É recomendado para quem é novo no tratamento de incidentes ou no trabalho de operações de segurança. Este curso foi atualizado recentemente em setembro de 2022, incluindo um novo exercício de ransomware.

O curso fornece uma introdução aos conceitos básicos e funções do gerenciamento de incidentes. O curso aborda onde as atividades de gerenciamento de incidentes se encaixam na garantia da informação ou no ecossistema de segurança da informação e cobre as principais etapas do ciclo de vida de tratamento de incidentes. As discussões incluem tópicos sobre serviços de operações de segurança, ameaças de intrusão e a natureza das atividades de resposta a incidentes. Os módulos do curso apresentam práticas padrão para habilitar uma capacidade resiliente de gerenciamento de incidentes.

Objetivo

Após realziar este Curso Gerenciamento de Incidentes Foundation você será capaz de:

  • identificar os principais preparativos a serem implementados para facilitar o tratamento de incidentes
  • definir a consciência situacional e os tipos de fontes de dados para coletar
  • comparar os tipos de análise que podem ser realizados e como eles diferem e quando usá-los
  • explorar os desafios no compartilhamento de informações e algumas iniciativas que procuram lidar com esses desafios
  • reconhecer ameaças e alvos atuais
  • reconhecer a importância de seguir processos, políticas e procedimentos bem definidos
  • identificar os problemas técnicos, de comunicação e coordenação envolvidos na execução bem-sucedida do tratamento de incidentes
  • analisar criticamente e avaliar o impacto dos incidentes de segurança cibernética
  • efetivamente construir e coordenar estratégias de resposta para vários tipos de incidentes de segurança cibernética
Publico Alvo
  • novos manipuladores de incidentes, investigadores e analistas de operações de segurança (SOC) (um a três meses de experiência) que realizarão várias atividades de gerenciamento de incidentes ou operações de segurança
  • equipe que desempenha funções de trabalho nas áreas de especialidade NICE 1 Computer Network Defense Analysis e Incident Response
  • equipe experiente que gostaria de comparar seus processos e conjuntos de habilidades com as melhores práticas de gerenciamento de incidentes e operações de segurança
  • qualquer pessoa que queira aprender sobre funções e atividades básicas de tratamento de incidentes
Pre-Requisitos
  • os participantes devem estar familiarizados com os serviços e protocolos da Internet.
Materiais
Português + Exercícios + Lab Pratico
Conteúdo Programatico
  • processos e serviços básicos de gerenciamento de incidentes baseados no FIRST CSIRT Services Framework
  • novas tecnologias ou estratégias de mitigação que os manipuladores de incidentes devem conhecer, como blockchain, confiança zero, etc.
  • o atual ambiente de ameaças
  • código de conduta da equipe
  • ferramentas e tecnologias de segurança usadas pelos manipuladores de incidentes
  • coleta eficaz de informações críticas
  • detecção e análise de incidentes
  • realizando triagem
  • identificando os passos básicos em resposta
  • usando o Domain Name System para lidar com incidentes de segurança da informação (módulo recentemente expandido e atualizado)
  • encontrando informações de contato
  • coordenar a resposta e disseminar informações
  • lidar com phishing, e-mail, ransomware e outros ataques de código malicioso
  • trabalhando com aplicação da lei
  • visão geral da ameaça ou risco interno
  • exercícios:
    • informacao critica
    • triagem
    • resposta coordenada
    • analisando e respondendo a ransomware
TENHO INTERESSE

Cursos Relacionados

Curso ITIL 4 Foundation + Exame ITIL 4

16 horas

Curso TOGAF 9 Fundamentos Nível 1

16 horas

Curso Solution Manager Configuração de Gerenciamento Serviços de TI

32 horas

Curso BSC - Balanced ScoreCard

16 horas

Curso ISO IEC 20000 Fundamentos de Gerenciamento de TI

16 horas

Curso Gerenciamento de Projetos em Liderança e Comunicação

16 horas

Curso de Qualidade para Gerentes de Projeto

Curso Qualidade para gerentes de projeto

24 horas

Curso ISO IEC 27002 Fundamentos da Segurança da Informação

8 horas

Curso ISO / IEC 20000 Introdução

16 horas