Curso FitSM® Foundation

  • ITIL Gestão & Governança

Curso FitSM® Foundation

08 horas
Visão Geral

Neste  Curso FitSM® Foundation, você aprenderá a implementar os fundamentos de processos eficazes de gerenciamento de serviços de TI (ITSM) usando Fits — um padrão de ITSM conciso, leve e alcançável. FitSM foi projetado para profissionais que desejam ser rapidamente reconhecidos por terem as competências necessárias para implementar processos de ITSM eficazes — sem se aprofundar nos detalhes intensos de outras estruturas.

ITSM é o padrão de fato que a maioria das organizações usa para gerenciar TI e simplificar as atividades de Tecnologia da Informação em serviços voltados para o cliente. Inicialmente, a Biblioteca de Infraestrutura de TI (ITIL ® ) forneceu a orientação básica usando as Melhores Práticas para que as organizações cumprissem esse propósito. No entanto, com muito poucas exceções, apenas alguns processos são adotados, principalmente no suporte de TI de interface com o cliente.

O que é FitSM?

FitSM é uma família de padrões leve e gratuita para facilitar o gerenciamento de serviços na prestação de serviços de TI. O padrão FitSM e o esquema de certificação associado são mantidos pelo grupo de trabalho FitSM da ITEMO (IT Education Management Organization). O padrão FitSM foi inicialmente desenvolvido através do Projeto FedSM, financiado pela Comissão Europeia.

FitSM foi projetado para ser compatível com os padrões internacionais ISO/IEC 20000-1 (requisitos para um sistema de gerenciamento de serviços) e ITIL. O modelo de processo, requisitos, atividades recomendadas e modelo de função FitSM visam uma implementação leve. Da mesma forma, pode ser aplicado como um primeiro passo para a introdução de ITSM completo, ou seja, aplicando as boas práticas do ITIL e alcançando a conformidade com a ISO/IEC 20000-1.

Objetivo

Após realizar este Curso FitSM® Foundation você será capaz de:

  • Os principais conceitos e termos de gerenciamento de serviços de TI
  • O propósito e a estrutura dos padrões FitSM – além de sua relação com outros padrões
  • A estrutura do processo que sustenta o FitSM
  • Os requisitos definidos no FitSM – permitindo que você adote a implementação de forma mais rápida e eficiente
  • Como ajudar sua organização a dar o primeiro passo para implementar o conjunto completo de processos de gerenciamento de serviços de TI
  • Métodos para melhorar a prestação de serviços de TI da sua organização
  • Aplicações práticas de processos de ITSM em ambientes federados – onde os serviços são gerenciados em cooperação com organizações concorrentes ou distintas

Quais são os objetivos do FitSM?

  • Crie um padrão claro, pragmático, leve e alcançável para um gerenciamento eficaz de serviços de TI (ITSM).
  • Ofereça uma versão de ITSM que seja mais acessível para uma ampla variedade de ambientes do que as soluções tradicionais de ITSM, incluindo cenários federados.
  • Fornecer soluções que possam ser implementadas de forma eficiente em organizações que vão desde PMEs e start-ups até grandes empresas.
  • Defina uma linha de base alcançável de eficácia de ITSM que possa ser expandida, se necessário
Publico Alvo
  • são projetados para todos os profissionais que fornecem e prestam serviços de TI.
  • Participantes anteriores do treinamento ITIL que estão interessados ​​em aprender uma estrutura mais flexível para aplicar os princípios do ITIL.
Materiais
Inglês + Exercícios + Lab Pratico
Conteúdo Programatico

IT Service Management: Introduction, Terms & Concepts

In this module, you will learn how to:

  1. Articulate the need for IT service management
  2. Define key ITSM terms and concepts

The FitSM Approach & Standards Family

In this module, you will learn how to:

  1. Define FitSM
  2. Articulate the FitSM approach
  3. Understand key ITSM and FitSM principles

IT Service Management – General Aspects

In this module, you will learn how to:

  1. Define general aspects of a Service Management System (SMS)
  2. Understand key concepts of the SMS

IT Service Management – Processes

In this module, you will learn how to:

  1. Understand critical processes of ITSM
  2. Articulate the requirements of each process according to FitSM

Benefits, Risks & Challenges of Implementing IT Service Management

In this module, you will learn how to:

  1. Articulate the risks and benefits of implementing ITSM
  2. Understand how federated IT service provisioning compares with non-federated IT service provisioning

Related Standards & Frameworks

In this module, you will learn how to:

  1. Define related ITSM standards and frameworks and how FitSM can complement their approaches 
TENHO INTERESSE

Cursos Relacionados

Curso ITIL 4 Foundation + Exame ITIL 4

16 horas

Curso TOGAF 9 Fundamentos Nível 1

16 horas

Curso Solution Manager Configuração de Gerenciamento Serviços de TI

32 horas

Curso BSC - Balanced ScoreCard

16 horas

Curso ISO IEC 20000 Fundamentos de Gerenciamento de TI

16 horas

Curso Gerenciamento de Projetos em Liderança e Comunicação

16 horas

Curso de Qualidade para Gerentes de Projeto

Curso Qualidade para gerentes de projeto

24 horas

Curso ISO IEC 27002 Fundamentos da Segurança da Informação

8 horas

Curso ISO / IEC 20000 Introdução

16 horas