Curso BPM Officer Implementando Escritório de Processos

  • ITIL Gestão & Governança

Curso BPM Officer Implementando Escritório de Processos

40 horas
Visão Geral

Curso BPM Officer Implementando Escritório de Processos, 

Apresentar as fases para implementação de um Escritório de Processos a partir dos conceitos, metodologias e práticas da BPM (Business Process Management), com uso da BPMN (Business Process Modeling Notation) como elementos de diagramação.

  • Compreender as vantagens de adotar metodologias de BPM – Gestão de Processos de Negócio e conseguir mais resultados com menos recursos.
  • Compreender as vantagens de concentrar no escritório de processos a visão holística sobre o negócio e a transformação e alinhamento organizacional.
  • Compreender e aplicar métodos consagrados para elaborar, implantar e monitorar indicadores de desempenho estratégicos e operacionais de processos.
  • Compreender e aplicar métodos consagrados de gestão dinâmica de portfólios de processos.
  • Conhecer os conceitos e princípios da gestão orientada por processos, habilitadores da entrega de melhores produtos e serviços pelas organizações.
  • Desenvolver as competências de análise do valor gerado nos processos.
  • Compreender as melhores estratégias de estruturação dos processos de negócio da organização.
  • Conhecer as melhores estratégias de intervenção de mudança e transformação nos processos da organização.

 

Objetivo

Após realizar este Curso BPM Officer Implementando Escritório de Processos, você será capaz de:

  • Conhecer sobre um Escritório de Processos:
  • Papéis e responsabilidades
  • Cargos, funções dos Analistas, soft-skill e hard-skill
  • Metodologia de trabalho
  • Instrumentos e documentação
  • Conhecer sobre Modelagem de Processos de Ngegócios:
  • Mapeamento de Processos
  • Macroprocessos
  • Hierarquia de processos de negócios e nível de detalhamento
  • Modelagem de Processos de Negócios com BPMN
  • Plano de Trabalho para Mapeamento e Modelagem de Processos
  • Técnicas, ferramentas e práticas de levantamento de informações
  • Planejamento e ciclo de melhorias
  • Quantificadores e indicadores básicos
  • Integração de processos e cadeia de valor
Publico Alvo
  • Empresas interessadas na implementação de um escritório de processos
  • Analistas de Processos
  • Equipes de processos 
  • Donos de Processos
  • Analistas de negócios
  • Arquitetos de processos
  • Analistas de sistemas
  • Modeladores de dados
  • Modeladores de processos
  • Cientista de Dados
  • Engenheiros de Dados
Pre-Requisitos
  • Analista de Processos
  • Equipe de processos 
  • Dono de Processos
  • Analistas de negócios
  • Arquiteto de processos
  • Analistas de sistemas
  • Modeladores de dados
  • Modeladores de processos
  • Qualquer pessoa interessada em atuar com escritório de processos
Informações Gerais
  • Carga horaria, 40h
  • Curso 100% on-line transmitido ao vivo via Microsoft Teams, na presença de um consultor/instrutor BPM ativo no mercado e docente em sala de aula,
  • Curso prático com exercícios durante todo curso auxiliado por um instrutor BPM em tempo real,
  • Não é Curso Gravado.

Período do Curso:

  • Noturno de segunda-feira a quinta-feira das 19h às 23h, (ou 2 a3x por semana a combinar),
  • Integral/meio período, na parte da manhã ou tarde, a combinar,
  • Apostila em Português, Exercícios Pratico em sala de aula 
Materiais
Português + Exercícios Práticos Auxiliado por um Instrutor
Conteúdo Programatico
  1. Relembrar os conceitos e partes dos processos de negócios e sua importância para implementação estratégica, administrativa e operacional das empresas;
  2. Apresentar a BPM como modelo de Gestão por Processos de Negócios e da Gestão de Processos de Negócios, mostrando as diferentes visões que as áreas da organização têm e que influenciam na estratégia operacional e na condução das áreas de negócios;
  3. Apresentar um modelo de Escritório de Processos e a importância deste como viabilizador da gestão de processos pelas áreas de negócios e criação da cultura de gestão por processos na organização;
  4. Apresentar alguns indicadores de desempenho utilizados como balizadores na gestão de processos;
  5. Apresentar os elementos da BPMN (Notação) para possibilitar o entendimento dos processos e suas diversas nuances que fazem parte de todo processo de negócio (cliente, objetivo, metodologias, tecnologias, executores etc.).

Didática:

  1. Para que uma pessoa se torne um especialista, em qualquer saber, são necessárias quatro partes, que não necessariamente acontecem nesta ordem. Isto está dentro do aspecto da evolução humana no conhecimento sobre as coisas:
  2. Pesquisa, experimentação e curiosidade
  3. A natureza humana (e em alguns animais) faz com que tenhamos curiosidade sobre como as coisas funcionam ou acontecem. Independente do assunto, cada pessoa traz seus “por quês” das coisas.

Teoria

  1. Onde, a partir de conhecimentos já desenvolvidos (pela pesquisa, experiência vivida ou curiosidade), somos apresentados aos conceitos, métodos e conclusões estabelecidos. Os exercícios executados nesta parte são para verificar se o conhecimento teórico foi absorvido. Os exercícios são preparados e modificados para promover o conhecimento.

Prática

  1. Nesta fase, com o auxílio ou não de um facilitador, colocamos em prática o aprendizado, mas agora em situações reais ou não mais preparadas. O que proporciona novos conhecimentos e situações não apresentadas durante a fase teórica. Mas, ainda assim estamos sendo assistidos por pessoas com mais experiência.

Transferência

  1. Aqui já somos capazes de aplicar nossos conhecimentos em diversas situações, adaptando-os, transformando-os e mesmo recriando novos conhecimentos. Aqui não somos assistidos e sim temos parceiros nos desenvolvimentos.
  2. A partir do que foi explicado, este curso tenta promover a experimentação destas quatro partes. Buscando desenvolver nas pessoas a curiosidades sobre os aspectos que regem e são executados os processos (por que fazemos desta maneira e não de outra?), os conceitos e metodologias já desenvolvidas e justificadas a partir do qual teremos uma visão mais clara dos processos e suas execuções, as possíveis melhorias que podem ser aplicadas e qual o processo para a descoberta e o estudo dos processos de negócios.
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